11 Comum Segunda
Mt 5,38-42
Vencer o mal com o bem.
Vinde, Espírito Santo, oração espontânea
Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.
38 Tendes ouvido o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. 39 Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra.* 40 Se alguém te citar em justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa. 41 Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil. 42 Dá a quem te pede e não te desvies daquele que te quer pedir emprestado.
Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?
Olho por olho, dente por dente. No tempo de Moisés não havia polícia e cada um se defendia melhor que podia. Quem era mais forte, apoiado por uma família numerosa usava a lei da vingança: se alguém me fez algum mal, farei o mesmo a ele. Muitas vezes, esta vingança era superior ao dano recebido. Então Moisés deu a lei: Olho por olho, dente por dente: Quando uma pessoa castiga outro pode ser só em proporção ao prejuízo recebido.
Jesus ensina que a vida do Reino de Deus é feita de amor. O amor de Deus nos leva a renunciar à vontade de vingança, criar o clima da família de Deus, um clima de amor que favorece a reconciliação e a paz. Jesus apresenta alguns casos de vivência do amor ao próximo também quando a pessoa não merece: amamos por causa de Deus que é Pai de todos nós.
“Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra”, isto não significa gosto de apanhar, ou concordar com a injustiça, mas é renunciar à vingança e amar o próximo. Durante o processo diante do Sinédrio Jesus recebeu uma bofetada de um guarda do Sinédrio, então com palavras calmas pediu explicação pela injustiça.
O amor renuncia a direitos, privilégios, para salvar um valor maior que é a vida humana, o bem comum, a solidariedade humana. O amor nos leva a entregar um bem menor: conforto, direitos, para salvar o bem maior que são as pessoas. Jesus pede a seus discípulos grandeza de coração, com esta renúncia à vingança alcançam coisas mais importantes, mais necessárias, porque a vida do Reino de Deus é feita de amor. A vida é doação, e nós seremos filhos de Deus na medida em que fazemos o irmão viver, crescer. Todos querem a justiça, mas sem o amor a justiça humana nunca acerta as coisas.
Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.
Senhor Jesus, você viveu em modo pleno estes ensinamentos que transmitiu a seus discípulos. Você tem poder para parar a tempestade, mas quando em Nazaré os seus concidadãos queriam derruba-lo pelo precipício, ou quando os judeus jogavam pedras em você, não reagiu com violência, mas se escondeu para evitar o dano. Você foi tão generoso que perdoou quem o pregava na cruz. Reconheço que nós discípulos encontramos dificuldade para viver este amor, mas o seu Espírito Santo nos ajude a superar nossos instintos para ser sua luz neste mundo mergulhado na violência.
Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.
Pe. Giovanni Pontarolo