LEITURA ORANTE – 13/06/2021

Domingo 11º B

Mc 4,26-34

Parábola da semente que germina sozinha; grão de mostarda.

Vinde, Espírito Santo, oração espontânea

Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.

26 Dizia também: O Reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra. 27 Dorme, levanta-se, de noite e de dia, e a semente brota e cresce, sem ele o perceber. 28 Pois a terra por si mesma produz, primeiro a planta, depois a espiga e, por último, o grão abundante na espiga. 29 Quando o fruto amadurece, ele mete-lhe a foice, porque é chegada a colheita.* 30 Dizia ele: A quem compararemos o Reino de Deus? Ou com que parábola o representaremos? 31 É como o grão de mostarda que, quando é semeado, é a menor de todas as sementes. 32 Mas, depois de semeado, cresce, torna-se maior que todas as hortaliças e estende de tal modo os seus ramos, que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra. 33 Era por meio de numerosas parábolas desse gênero que ele lhes anunciava a palavra, conforme eram capazes de compreender. 34 E não lhes falava, a não ser em parábolas; a sós, porém, explicava tudo a seus discípulos.

Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?

Como acontecem as coisas no Reino de Deus? Jesus esclarece aos seus discípulos que às vezes tem pressa de ver os resultados. Jesus sabe que Deus tem um modo de agir diferente do nosso porque que não força ninguém, mas espera a decisão que acontece no coração. As parábolas ajudam a acolher e compreender os Mistérios do Reino de Deus. A Ação de Deus é misteriosa e nós não podemos controla-la.

– O Reino de Deus é como quando alguém semeia. E a semente vai germinando e crescendo, e ele não sabe como isso acontece: O semeador semeia a semente na terra, brota e cresce em modo misterioso, não depende somente da ação humana, porque tem vitalidade em si mesma. Assim acontece no Reino de Deus: O evangelizador anuncia a palavra que manifesta Deus ao coração do homem. O crescimento da Palavra acontece em modo misterioso no coração do ouvinte. Não é controlada pela ação do semeador, porque a Palavra tem em si mesma uma vitalidade própria que é a ação do Espírito Santo que converte o coração.

– O Reino de Deus é como uma semente de mostarda: A semente de mostarda é pequena, mas dentro de si tem força para crescer. Aos poucos vai crescendo e se torna uma árvore grande que abriga os passarinhos. O Reino de Deus não se parece com os reinos deste mundo que crescem pela força das conquistas dos exércitos. O Reino de Deus vai crescendo aos poucos e se tornará grande acolhendo discípulos vindos de todas as nações.

Jesus anunciou a Palavra do Reino de Deus. Alguns acolheram a Palavra em seu coração, se converteram, e o fruto foi uma vida de fé e amor. Após o Pentecostes este pequeno grupo com a força do Espírito Santo levou esta Palavra a todos os povos.

Deus quer necessitar de nosso trabalho de evangelização, nos chama e nos envia. As nossas forças são pequenas, mas quando fazemos nosso esforço para fazer o bem, promover paz, justiça e solidariedade, devemos confiar, porque o Espírito de Deus está agindo no interior das pessoas, e nós somos somente colaboradores para produzir frutos de. Os resultados da ação de Deus certamente serão superiores ao nosso trabalho.

Eu tenho pressa e quero ver logo os frutos de meu trabalho de evangelização. Mas devo ter a sabedoria de Deus e trabalhar com paciência no crescimento da vida cristã em mim e nas pessoas que me são confiadas. O mal que está no coração humano será derrotado na proporção em que a palavra do Evangelho for semeada e vivida.

Não há no mundo força maior do que a fé que confia e alcança a graça de Deus. Nós cristãos em lugar de desanimar e lamentar o mal que existe no mundo, devemos ter fé, orar, pedir para reconhecer a ação de Deus no coração de muitos, devemos alimentar a esperança que o amor vença. Vamos ajudar também os nossos irmãos, preparando seu coração para fazer crescer esta vida que é o Espírito Santo dentro do coração deles.

Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.

Jesus, O Pai quer fazer o bem através de nós, porém os resultados não dependem só de nossas pequenas forças, mas especialmente do Espírito Santo que está agindo dentro do coração das pessoas. Doa-nos fé para evangelizar, plantar a semente e confiar no poder de Deus que a fará crescer.

Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.

Pe. Giovanni Pontarolo