LEITURA ORANTE – 11/06/2021

Sexta f. – SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – B

Jo 19,31-37

O coração de Jesus aberto pela lança

Vinde, Espírito Santo, oração espontânea

Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.

31 Os judeus temeram que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque já era a Preparação e esse sábado era particularmente solene. Rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados.* 32 Vieram os soldados e quebraram as pernas do primeiro e do outro, que com ele foram crucificados. 33 Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, 34 mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água. 35 O que foi testemunha desse fato o atesta (e o seu testemunho é digno de fé, e ele sabe que diz a verdade), a fim de que vós creiais. 36 Assim se cumpriu a Escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado (Ex 12,46).* 37 E diz em outra parte a Escritura: Olharão para aquele que transpassaram (Zc 12,10).

Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?

Na Sexta Feira antes da Páscoa Jesus morre pregado na cruz, é o Cordeiro de Deus que carrega o pecado do mundo. Não lhe quebram os ossos, mas seu coração é transpassado pela lança, saiu sangue e água, figura da Eucaristia e do Batismo. Seu coração é sinal do amor que se doa até o fim, seu sangue nos purifica do pecado. Celebramos a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o seu amor. Coração significa o centro, a intimidade da pessoa. Vamos entrar na intimidade do coração de Cristo que é Deus e homem. O que Ele é como homem, o seu modo de ser e agir nos mostra o que é Deus, o modo de ser e agir de Deus. Ele é nosso modelo de misericórdia e acolhimento, disse: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. Na nossa celebração vamos comer o Corpo de Cristo imolado por nós, vamos acolher seu amor misericordioso. Nós queremos entrar na intimidade de Cristo para participar de sua união íntima com o Pai: Quem vê a mim, vê ao Pai. Permanecei em mim e Eu permanecerei em vós.

Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.

Senhor Jesus, você disse: “Vinde a mim vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei”. Seu coração foi aberto pela lança, em sua misericórdia você acolhe todos aqueles que buscam refúgio e conforto. Você nos conhece a todos e acolhe todos aqueles que procuram você com simplicidade. Jesus, eu confio em vós. Jesus manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao vosso.

Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.

Pe. Giovanni Pontarolo

Leave a comment