LEITURA ORANTE – 09/06/2021

10 Comum Quarta f.

Mt 5,17-19

Jesus realiza e completa a Lei e os profetas.

Vinde, Espírito Santo, oração espontânea

Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.

17 Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição. 18 Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei.* 19 Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus.

Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?

A lei e os profetas são a Revelação de Deus no Antigo Testamento. Porém Jesus completa e leva esta Revelação até a perfeição da Paixão, Ressurreição e Dom do Espírito Santo.

A lei e os profetas eram interpretados pelos escribas, pelos sacerdotes do templo, como uma série de preceitos subdivididos em observâncias minuciosas: a tradição dos antigos. Jesus já desde a adolescência, com doze anos, estranhava algumas explicações dos doutores da lei, fazia perguntas, e dava respostas que deixavam maravilhados os ouvintes.

Jesus sempre cumpre a Palavra de Deus manifestada pelos mandamentos e pelos Profetas, mas não cumpre do jeito que os escribas explicam, porque no diálogo noturno com o Pai compreende a direção em que o Pai o chama. Jesus cumpre lei e profetas em seu sentido verdadeiro e explica a Sagrada Escritura indicando o que é vontade de Deus.

Também nós quando lemos o Antigo testamento estranhamos muitos fatos que não combinam com nossa mentalidade cristã. De fato, Jesus levou a Lei de Deus à perfeição do amor que é possível somente com o dom do Espírito Santo. Jesus não quer mudar o que Deus revelou através de Moisés e dos Profetas, mas quer aperfeiçoar e cumprir plenamente os desígnios de Deus sobre a humanidade. A Palavra de Deus sempre se cumprirá. Quem ama a Deus sempre quer fazer o que agrada a Deus: o amor não dá pouco ou muito, mas dá tudo. Jesus não cumpre só o que está escrito porque é o Cordeiro de Deus que leva sua obediência até o máximo de aceitar a paixão e a cruz para fazer a Nova Aliança com o Pai. Pregado na cruz reconhece: “Tudo está cumprido”.

É bonito quando nós também podemos dizer: eu cumpri a vontade de Deus.

Hoje na televisão e no celular todo mundo quer dizer sua opinião, e nesta confusão acha que está livre para fazer o que gostar. Deus nos criou para fazer o bem, amar e servir os irmãos com toda generosidade.

Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.

Jesus, você cumpriu a vontade do Pai e nos ensinou: “Sede misericordiosos como o Pai é misericordioso”. Você realmente cumpriu toda a vontade do Pai e foi misericordioso até no meio das dores da crucifixão. Eu desejo fazer a vontade do Pai, mas reconheço minhas falhas. Confio na sua misericórdia e também peço seu Espírito de fortaleza e generosidade, para nunca ser mesquinho com Deus. Que meu desejo seja fazer tudo com amor, para a maior glória de Deus.

Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.

Hoje, dia 9 de junho, A Igreja celebra São José de Anchieta, apóstolo do Brasil.

Pe. Giovanni Pontarolo

Leave a comment