14-12
2 Advento Quinta f. =
Is 41,13-20: Eu sou o teu Salvador, o Santo de Israel.
Mt 11,11-15 = João Batista, o precursor, é o maior dos profetas.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
11 Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.
12 Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam.*
13 Porque os profetas e a lei tiveram a palavra até João.
14 E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar.*
15 Quem tem ouvidos, ouça.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
No Antigo Testamento muitos receberam a missão de profeta, especialmente Elias que lutou para a pureza da religião e sofreu perseguição. A lei e os profetas da Antiga Aliança chegaram até João Batista.
Jesus tem palavras de admiração pelo austero profeta, e afirma que João Batista é maior que todos os outros profetas, porque recebeu a missão de preparar o povo para a chegada imediata do Messias “O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
Porém Jesus afirma: “entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele”
Qual é a diferença entre os profetas do Antigo Testamento e os discípulos que entram na Nova Aliança do Reino de Deus?
No Antigo Testamento o Espírito Santo inspirava os profetas para preparar a chegada do Messias.
Agora no Novo Testamento os discípulos recebem o Espírito Santo para um “novo nascimento” e viver como filho de Deus.
Até os mais pequenos discípulos de Jesus recebem o dom do Espírito Santo. O filho de Deus vive pela caridade, que é o dom mais importante do que qualquer carisma dos profetas. Ser filho de Deus na Nova Aliança é mais importante do que ser os profetas da Antiga Aliança.
Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam.
Conquistar o reino de Deus é um combate que exige muita determinação, só os enérgicos o conquistam. É necessário prontidão para renunciar àquilo que gostamos e que impede seguir Jesus.
Quem é mole, quem está apegado ao seu conforto, abandona a luta.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Jesus manso e humilde de coração me ajude a ser manso e humilde com os irmãos que me incomodam. Você nos apontou João Batista como exemplo de decisão para nos mantermos firmes no cumprimento de nossa missão. Quando você afirmou que só os violentos conquistam o Reino dos céus você se referia à violência que cada um deve fazer a si mesmo, mas não contra os outros, para vencer seus defeitos e vícios.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
Oração final
JORNADA MUNDIAL DAS CRIANÇA
No final do Angelus do domingo, 10 de dezembro, PAPA FRANCISCO ANUNCIA A REALIZAÇÃO DA PRIMEIRA JORNADA MUNDIAL DAS CRIANÇAS PARA MAIO DE 2024 EM ROMA nos dias 25 e 26 de maio de 2024
A iniciativa será promovida pelo Dicastério para a Cultura e a Educação: “Como Jesus, queremos colocar as crianças no centro” O evento, contará com a presença de milhares de meninos e meninas de todo o mundo em Roma,
Um grande encontro com música e testemunhos que foi um prelúdio para o que será a JMC do próximo ano em Roma.