LEITURA ORANTE – “Parábolas do grão de mostarda e do fermento.” – Terça-feira 31/10/2023

Lc 13,18-21 = Parábolas do grão de mostarda e do fermento.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

18 Jesus dizia ainda: A que é semelhante o Reino de Deus, e a que o compararei?

19 É semelhante ao grão de mostarda que um homem tomou e semeou na sua horta, e que cresceu até se fazer uma grande planta e as aves do céu vieram fazer ninhos nos seus ramos.

20 Disse ainda: A que direi que é semelhante o Reino de Deus?

21 É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou em três medidas de farinha e toda a massa ficou levedada.

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

O nosso instinto é ver logo os resultados de nosso trabalho.

A sabedoria ensina que é necessário trabalhar e esperar.

Também Deus sabe esperar. O Reino de Deus está no amor e não na violência, vai devagar, não faz show, não quer mostrar sucessos provisórios.

Jesus formou uma pequena comunidade que vive o Reino de Deus e compara sua pequena comunidade de discípulos com uma semente destinada a crescer: O Reino de Deus é semelhante ao grão de mostarda.

O Reino de Deus tem a vitalidade da semente. Onde encontra terreno bom se desenvolve até tornar-se grande para abrigar as aves do céu: O Reino do amor de Deus acolhe pessoas de todas as nações, de todas as culturas, de todas as línguas, todos abrigados no amor do Pai.

O Reino de Deus é semelhante ao fermento que leveda a massa. Quando a força do Espírito de Deus transforma a nossa vida, devemos confiar que vai influenciar também quem está ao nosso redor. É importante acostumar-se a perceber a voz do Espírito que nos ilumina no caminho de Deus.

Somente o poder do Espírito Santo faz crescer o pequeno grupo dos discípulos para que, apesar de todas as dificuldades e perseguições, possa fermentar o coração de milhões de pessoas colocando amor e esperança.

A quinhentos anos a árvore da Igreja chegou até o Brasil dentro do coração de muitos missionários, e nós somos os passarinhos que vieram abrigar-se em seus ramos. Também no nosso Brasil o Espírito Santo fermentou o coração de muitos cristãos que viveram a fé com dedicação. A Igreja reconheceu a santidade de alguns deles: Frei Galvão, Nhá Chica, Irmã Dulce, Maria Benigna…

3º ORAR. Dialogar com Deus

Senhor Jesus, não é a força humana, nem a nossa inteligência que faz crescer o seu Reino, mas é o seu Espírito, quando encontra corações generosos. Obrigado, Jesus por todos os santos que durante os séculos se ofereceram e colaboraram para fermentar a massa desta humanidade. E que também cada um de nós seja luz e fermento no ambiente em que vivemos.

4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?

Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.ORAÇÃO FINAL em agradecimento