Mt 18,1-5.10 Os anjos são mensageiros de Deus e executam suas ordens.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
1 Neste momento os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: Quem é o maior no Reino dos céus?
2 Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse:
3 Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus.*
4 Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus.
5 E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe.
10 Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
A história da salvação revela que Deus confia aos Anjos o encargo de proteger os patriarcas, os seus servos (Sl 90,11-13) e todo o povo eleito (Ex 23,20-23).
O apóstolo Pedro que está na cadeia é libertado por seu Anjo (At 12,7-11.15
Não desprezeis nenhum destes pequeninos… Os seus anjos veem a face de meu Pai.
Os pequenos valem pouco diante dos homens, mas são importantes diante do Pai que os criou. Os pequenos são fracos, se deixam iludir pelos adultos, saem do caminho certo. Há pessoas com mentalidade simples, que facilmente se deixam enganar. A vontade do Pai é de salvar.
Devemos desaprovar o erro, mas tentar salvar as pessoas que estão erando.
Deus envia seus anjos ao nosso serviço. Na Bíblia o nome “Anjo” significa “mensageiro de Deus”. Os anjos são mensageiros de Deus e executam suas ordens. Cada um de nós tem seu anjo de guarda, é nosso amigo que nos protege e aconselha, estejamos certos de sua presença e invoquemos continuamente sua proteção. Invoquemos especialmente quando sentimos que a tentação é muito forte, insistente.
A Palavra de Deus nos ensina que Deus criou os anjos, espíritos poderosos encarregados de servir aos seres humanos Sl 90(91),11. Os anjos obedecem a Deus e nos orientam nos caminhos da vida, nos guardam nas dificuldades e nos perigos. Porém uma parte dos anjos se revoltou contra Deus. Não quiseram servir mas apoderar-se da criação Lc 4,6, tornaram-se diabos, obstáculos nos caminhos da vida. E assim nós seres humanos estamos sujeitos também ao poder destes espíritos malignos que prejudicam a pessoa, tiram a saúde do corpo e paz da alma.
Também os adultos devem ser os anjos das crianças, cuidar deles e leva-las a Deus.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Também nós desde criança estamos acostumados a orar: Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me ilumina. Amém.
Meu querido Anjo da guarda,
vós que estais ao meu lado,
conservai-me a saúde
e livrai-me do pecado.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final: