LEITURA ORANTE – “Cura da sogra de Pedro; milagres ao pôr-do-sol” – Quarta-feira 06/09/2023

22 Comum Quarta f. =
Lc 4,38-44 = Cura da sogra de Pedro; milagres ao pôr-do-sol.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.

38 Saindo Jesus da sinagoga, entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta; e pediram-lhe por ela.
39 Inclinando-se sobre ela, ele ordenou à febre, e a febre deixou-a. Ela levantou-se imediatamente e pôs-se a servi-los.
40 Depois do pôr-do-sol, todos os que tinham enfermos de diversas moléstias lhos traziam. Impondo-lhes a mão, os sarava.
41 De muitos saíam os demônios, aos gritos, dizendo: Tu és o Filho de Deus. Mas ele repreendia-os severamente, não lhes permitindo falar, porque sabiam que ele era o Cristo.
42 Ao amanhecer, ele saiu e retirou-se para um lugar afastado. As multidões o procuravam e foram até onde ele estava e queriam detê-lo, para que não as deixasse.
43 Mas ele disse-lhes: É necessário que eu anuncie a boa nova do Reino de Deus também às outras cidades, pois essa é a minha missão.
44 E andava pregando nas sinagogas da Galiléia.

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.

Em Cafarnaum Jesus prega na sinagoga, liberta um possesso e depois vai para a casa de Simão Pedro. A sogra de Simão Pedro está com febre alta. Pediram-lhe por ela, e Jesus a cura. Agradecida, imediatamente se levanta e começa a servi-los.
As curas são sinais do Reino do amor de Deus. A sogra de Pedro acolhe este sinal (a própria cura) e torna-se discípula, colocando-se a serviço dos outros.
O povo procura Jesus porque quer receber as curas de Jesus, mas poucos se convertem e se tornam discípulos, que junto com Jesus vão ao encontro das pessoas que necessitam.

Na oração Jesus escuta a voz do Pai que o envia onde estão outras pessoas que necessitam do Reino de Deus, deixa Cafarnaum, vai para outras cidades e anuncia a Palavra de Deus na sinagoga e nas casas. Cafarnaum é a cidade em que Jesus iniciou sua pregação e seus milagres, e eles querem segura-lo e não deixá-lo ir para outra cidade. Mas ele sabe que deve anunciar a todos a boa nova do Reino de Deus. Jesus não se deixa empolgar pelo sucesso: não para, vai onde estão as pessoas porque sente que a missão recebida do Pai é o anúncio do Reino de Deus.

Jesus cura as doenças do corpo, perdoa os pecados e cura as doenças da alma. No final de sua vida Jesus assumirá em sua pessoa os pecados e os sofrimentos da humanidade até a morte, para sair glorificado pelo poder do Pai, na ressurreição.

3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.

Jesus, quantas pessoas estão doentes na alma e no corpo, quero interceder e pedir por elas.
Você atendeu e curou alguns doentes, e os outros continuaram em seus sofrimentos. Por que não curou a todos? As curas que você realizava eram sinais que mostravam o Reino de Deus, que começa agora, mas será completo na ressurreição que nos introduz na glória de Deus.
Jesus você também sofreu em sua vida aqui na terra, e quando foi desafiado para descer da cruz, continuou no sofrimento até a morte. Com isso nos ensina que todo sofrimento pertence a esta vida na terra, e a verdadeira cura será a ressurreição.

4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

Papa Francisco esteve visitando a Igreja na Mongólia até segunda feira, 4 de setembro

Os fiéis mongóis experimentaram algo inesperado e simplesmente inimaginável, sentiram-se inundados por um rio de graça”. Verdadeiramente o lema da viagem apostólica ‘Esperando Juntos’ continua sendo o caminho que continuaremos a percorrer, com o coração transbordando de alegria, a alegria de viver o Evangelho”.
“Durante quatro dias nos sentimos um pouco como o centro do mundo. Ter o Papa aqui conosco na Mongólia, pela primeira vez na história, foi um momento literalmente extraordinário”, a visita do Pontífice foi de grande importância para o desenvolvimento da vida da pequena Igreja: uma só diocese com 1500 batizados. “Um convite para ser uma comunidade unida; caminhar juntos na simplicidade e na essencialidade; estar perto das pessoas, acompanhá-las pessoalmente; cultivar sempre o diálogo com outras religiões; não ter medo de ser poucos, uma comunidade pequena, mas confiar no Senhor que faz grandes coisas. Agora será uma questão de assumir e praticar essas ideias cada vez melhor em nossa vida diária, e faremos isso com o entusiasmo e a generosidade que caracterizam esta Igreja”.

Leave a comment