LEITURA ORANTE – “Primeiro anúncio da Paixão. Renunciar a tudo o que impede seguir Jesus” – Domingo 03/09/2023

Domingo 22º A =
Mt 16,21-27 = Primeiro anúncio da Paixão. Renunciar a tudo o que impede seguir Jesus.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho eu estou presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

21 Desde então, Jesus começou a manifestar a seus discípulos que precisava ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas; seria morto e ressuscitaria ao terceiro dia.
22 Pedro então começou a interpelá-lo e protestar nestes termos: Que Deus não permita isto, Senhor! Isto não te acontecerá!
23 Mas Jesus, voltando-se para ele, disse-lhe: Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens!

24 Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.
25 Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobrá-la-á.
26 Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida? Ou que dará um homem em troca de sua vida?…*
27 Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com seus anjos, e então recompensará a cada um segundo suas obras.
28 Em verdade vos declaro: muitos destes que aqui estão não verão a morte, sem que tenham visto o Filho do Homem voltar na majestade de seu Reino.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

A nome dos discípulos Pedro manifesta sua fé: “Tu és o Messias prometido por Deus. Tu és o Filho de Deus”.
A partir deste momento Jesus começa sua caminhada rumo a Jerusalém para a Páscoa definitiva, e vai ensinando aos discípulos: este caminho leva até o calvário, mas depois chegará à glória da ressurreição.
Jesus mostra aos discípulos o caminho da cruz, mas Pedro fracassa, não aceita Jesus na sua paixão e cruz. Jesus com decisão chama a atenção de Pedro, disposto a afastá-lo de sua frente, porque está fazendo o papel de satanás.

24 Jesus não força ninguém, mas avisa: “Se alguém quiser me seguir renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”. Deve renunciar a si mesmo até perder a própria vida para realizar o projeto do Pai. Quem estiver assim, andando, confiando no Pai, produzirá muito fruto em benefício dos irmãos porque será instrumento dócil para realizar o Reino.

25 Jesus está formando os discípulos. Por que deve sofrer? Jesus deve sofrer por causa da solidariedade no bem e no mal.
1) O ser humano foi criado para amar. Não está isolado dos outros, mas unido no serviço a toda a humanidade numa rede de solidariedade com aqueles que vieram antes, com aqueles que estão ao seu lado e com aqueles que virão depois.
2) Deus nos deu o dom da liberdade para que este serviço seja feito no amor. Quem ama, participa da glória de Deus que é amor. Quem concentra-se em si mesmo, recusa o amor solidário, e cria a desordem. Esta desordem é pecado contra o Criador, e um mal que faz sofrer a humanidade e a natureza toda.
3) Deus é solidário com sua criatura. Ele quer participar do sofrimento de sua criatura para superar a desordem do pecado e recolocar no coração humano o amor e a reconciliação.
4) Deus o Pai enviou seu Filho Jesus com a missão de assumir a humanidade pecadora, acolher em sua pessoa os efeitos do pecado, o sofrimento e a morte. O amor de Jesus, a fidelidade à missão recebida, a confiança no Pai, o perdão, a paciência no sofrimento que lhe causamos: tudo isso tornou-se fonte de salvação para toda a humanidade. No seio de Maria o Pai fez existir o Amor infinito. Na cruz nós fizemos existir uma dor imensa. Na cruz Jesus fez existir o amor e a reconciliação de Deus com a humanidade. Jesus amou também no meio do sofrimento. Jesus sofre, porém vê a morte como o fim da desordem e como o começo da vida no poder do Espírito: atrairei todos a mim.
27 Por causa da solidariedade todo ser humano que carrega com paciência sua cruz no amor, na confiança, na paciência, participa de sua redenção: Qualquer nossa cruz tem valor redentor em Cristo. Jesus prometeu, quando vier em sua glória, retribuir a cada um de acordo com sua conduta. A solidariedade com nossos irmãos nos leva a ficar perto deles para aliviar seus sofrimentos e ajuda-los a carregar sua cruz.
Hoje o que é ser cristão? Não é ser cristão de tradição e muito menos é buscar vantagens sem compromisso pessoal. Hoje muitos pregadores tem sucesso apresentando um Jesus que cura toda doença, resolve todos os males pessoais e financeiros. A religião da prosperidade não apresenta o verdadeiro Jesus da cruz e ressurreição. De que adianta ganhar agora uma vida e perde-la pela a eternidade.
O Pai colocou tudo nas mãos de Jesus, tudo depende da salvação que ele nos oferece. Jesus é a fonte do Espírito para todos nós. É necessário segui-lo no caminho de Jerusalém e do calvário para chegar à glória. Muitos renunciaram a uma vida de conforto para entregar-se ao serviço dos irmãos nas obras de caridade, na Evangelização, ou dedicando-se à oração de intercessão pela conversão da humanidade.

Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.

Jesus, queremos seguir você como nosso modelo. Os seus discípulos gostavam de seguir você quando o povo aplaudia, mas quando você falou que devia passar pela cruz e morte para chegar à ressurreição, não aceitaram e até invocavam “que Deus não permita isso”. Peço perseverança no seu seguimento, me ajude para fazer o bem, e acolher os sofrimentos inevitáveis nesta vida e superá-los com a esperança da ressurreição.

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

Oração final
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,
e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.
Por todos os séculos dos séculos. Amém.

Leave a comment