LEITURA ORANTE – “Sede humildes: um só é o vosso Mestre.” – Sábado 26/08/2023

Mt 23,1-12 = Sede humildes: um só é o vosso Mestre.

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

1 Dirigindo-se, então, Jesus à multidão e aos seus discípulos, disse:

2 Os escribas e os fariseus sentaram-se na cadeira de Moisés.

3 Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem.

4 Atam fardos pesados e esmagadores e com eles sobrecarregam os ombros dos homens, mas não querem movê-los sequer com o dedo.

5 Fazem todas as suas ações para serem vistos pelos homens, por isso trazem largas faixas e longas franjas nos seus mantos.

6 Gostam dos primeiros lugares nos banquetes e das primeiras cadeiras nas sinagogas.

7 Gostam de ser saudados nas praças públicas e de ser chamados rabi pelos homens.

8 Mas vós não vos façais chamar rabi, porque um só é o vosso preceptor, e vós sois todos irmãos.

9 E a ninguém chameis de pai sobre a terra, porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.

10 Nem vos façais chamar de mestres, porque só tendes um Mestre, o Cristo.

11 O maior dentre vós será vosso servo.

12 Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado.

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Jesus reconhece que os escribas e fariseus têm autoridade para ensinar ao povo, mas avisa para não imitar sua conduta que está errada.

Os escribas e os fariseus querem aparecer religiosos, mas são vaidosos e usam a lei divina para sentir-se privilegiados. Eles carregam sempre consigo a lei de Deus para mostrar sua autoridade religiosa. Usam tiras de couro na cabeça onde escrevem alguns trechos da Bíblia. Desprezam os outros como incapazes de guardar a lei de Deus. Na realidade estão cheios de orgulho e ambição para ganhar os primeiros lugares na sociedade. Eles distorcem a lei de Deus e a interpretam segundo seus interesses: deixam de socorrer os velhos pais dizendo que oferecem o dinheiro ao templo. O modo de explicar a lei para os outros é rígido, e para si mesmos eles sempre acham uma desculpa.

Jesus ensina que na comunidade todos nós somos iguais perante Deus. Na nova comunidade de Jesus todos são irmãos, voltados para o serviço mútuo e reunidos em torno de Deus que é Pai, e de Jesus, o único Mestre, que veio par servir. As pessoas responsáveis pela condução do povo recebem de Deus uma autoridade que é participação da autoridade de Deus. É Deus quem dá as várias capacidades e atividades para servir a comunidade. Tudo é dele para servir à comunidade. Quem serve, será exaltado.

Quem tem alguma missão para servir os outros é tentado de usar o cargo em benefício próprio. O grande perigo é tornar-se dono do povo, administrar para si mesmo, e não para o bem do povo. E o pior é quando aqueles que ensinam a palavra de Deus, não a praticam e dão mau exemplo.

Quem se exalta será rebaixado, quando Deus lhe tirará suas capacidades e o deixará cair em seu vazio.

Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

Jesus, converta o nosso coração, porque gostamos de ser importantes e dominar. Na realidade toda autoridade é serviço: a autoridade dos pais é para servir os filhos, na política é para servir ao bem comum, na comunidade eclesial cada ministério é um serviço.

Jesus, queremos imitar você, manso e humilde de coração, porque somos todos irmãos, e seus discípulos.

Contemplação perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final: