Mt 13,16-17 Bem-aventurados os vossos olhos porque veem
Vinde, Espírito Santo, oração espontânea
Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.
16 Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem!
17 Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram.
Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?
16 Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque veem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem! 17 Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram.
A verdadeira bem-aventurança não está só em ver Jesus com os olhos do corpo, mas em ver com os olhos da fé e praticar o Evangelho que Jesus ensina: “Bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.
Joaquim e Ana realmente são bem-aventurados porque Deus encontrou neles um casal cheio de fé e devoção, eles foram os pais escolhidos por Deus para dar a vida e criar a mãe do Salvador. Eles puderam ver o Salvador esperado por todo o povo de Israel, e por toda a humanidade. Também a filha deles, Maria, cantando louvores a Deus, declarou-se humilde serva do Senhor.
Mais de 100 anos depois da vinda de Jesus um grupo de cristãos piedoso escreveu um pequeno livro chamado “Proto Evangelho de Tiago” em que lembram a tradição que fala de Joaquim e Ana.
Na cidade de Jerusalém os cristãos dos primeiros tempos construíram uma Basílica dedicada a santa Ana no lugar onde segundo a tradição morava o casal Joaquim e Ana e onde nasceu a filha Maria.
A devoção a este santo casal é muito antiga, especialmente na Igreja do Oriente. A Igreja coloca a festa deste casal hoje (26 de julho) algumas semanas antes da Festa da Natividade de Maria (8 de setembro).
Hoje é o dia de agradecer a Deus por nossos avós porque Deus nos deu a vida através deles. Geralmente os pais tem muito tempo tomado pelo trabalho e deixam os filhos aos cuidados dos avós que sempre estão cheios de atenções para os netos.
Orar adorar, louvar e agradecer
Deus nosso pai, você está sempre presente no meio de nós, e participa de nossa história, por isso pede nossa colaboração humana. Nós temos nossos limites e defeitos, Mas você não despreza nosso esforço, o acolhe com amor de Pai, e em Jesus o leva à perfeição. Acolhe a colaboração de todos os casais na criação de seus filhos e netos. Hoje pedimos uma bênção especial para todos os vovôs e vovós que com tanta ternura se dedicam a seus netinhos.Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.