Mt 7,21-29 = Fazer a vontade do Pai do céu.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho eu estou presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
21 Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres?
23 E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!
24 Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.
25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha.
26 Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia.
27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína.
28 Quando Jesus terminou o discurso, a multidão ficou impressionada com a sua doutrina.
29 Com efeito, ele a ensinava como quem tinha autoridade e não como os seus escribas.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Para dizer que estamos com Jesus não basta rezar e dizer Senhor, Senhor, não basta expulsar demônios invocando o nome de Jesus, mas é necessário cumprir a palavra de Deus. Não basta operar milagres porque o milagre é um dom que Deus dá em benefício da comunidade, não é merecimento nosso. Recebemos de Deus muitos dons, naturais e sobrenaturais, mas tudo isso não é merecimento nosso.
O que é importante para nós é cumprir a missão que Deus nos confia ao dar os seus dons; trabalhar para Deus e não para nosso conforto. Deve-se fazer a vontade de Deus, que é a doação generosa nas situações da vida em que nos encontramos.
Quem é o discípulo de Jesus? É aquele que fundamenta sua vivência sobre os ensinamentos de Jesus.
A rocha é a Palavra de Deus, a sua vontade criadora. Eu não posso tomar o lugar de Deus, mas é a vontade de Deus deve moldar a minha vontade. Agora para viver intensamente a palavra de Deus, é necessário ter uma decisão firme, renunciar ao mal, considerar Deus como valor supremo, a base segura para a vida. Ventos e tempestades são os problemas e dificuldades que encontramos.
A areia movediça são nossas vontades humanas passageiras. Não é bom sinal pregar o evangelho sem viver o evangelho. Não basta dizer que estamos com Jesus, é necessário cumprir a palavra de Deus.
Jesus ensina com autoridade porque está fundado em sua experiência de intimidade com o Pai.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Jesus, a minha vida é sobre areia ou sobre rocha? Quero manter firme minha fé, por isso quero verificar minhas ideias com o Evangelho que a Igreja anuncia todo dia na Liturgia. Na minha comunidade quero ser discípulo missionário que testemunha o Evangelho com a vida.
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.
Oração final
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,
e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.Por todos os séculos dos séculos. Amém.