LEITURA ORANTE – “Pérola aos porcos, fazer o bem aos outros, porta estreita.” – Terça-feira – 27/06/2023

Mt 7,6. 12-14 = Pérola aos porcos, fazer o bem aos outros, porta estreita.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.

6 Não lanceis aos cães as coisas santas, não atireis aos porcos as vossas pérolas, para que não as calquem com os seus pés, e, voltando-se contra vós, vos despedacem.

12 Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas.*

13 Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram.

14 Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram.

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.

Exortações de Jesus aos discípulos: Prudência, caridade, perseverança.

Prudência:

6 Não lanceis aos cães as coisas santas. Jesus evangelizava para revelar os mistérios do Reino de Deus. Aos discípulos revelava sua intimidade com o Pai.

Mas ao povo falava somente em parábolas, assim os que tinham coração fechado não ficavam fazendo gozação dos mistérios do Reino de Deus. Por isso pede a seus discípulos para serem prudentes e não espalhar as pérolas do Reino entre pessoas que não estão preparadas para recebe-las.

Quem por imprudência ou por vanglória vai espalhando as coisas santas do Reino de Deus terá como resultado gozação e desprezo contra a sua pessoa e contra o Reino de Deus.

Caridade:

Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Devemos anunciar o Reino de Deus primeiro com nossas ações, a nossa vida e com nosso exemplo, e amar o próximo como a si mesmo, como fazia Jesus, e convidar à conversão. Dar o melhor de si, sem esperar que o outro retribua.

Mas podemos oferecer as coisas mais íntimas somente para quem se converte e procura o Reino de Deus.

Não se pode jogar missa e sacramentos, em cima de quem não quer se converter, de quem não quer compromisso.

Perseverança:

13 Entrai pela porta estreita, 14 Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram. Jesus mesmo é a porta do redil, pelo qual passam as suas ovelhas, ele é o único caminho que nos leva ao Pai, é o caminho de amar o próximo como a si mesmo levado até a perfeição, que é dar a vida pela salvação do irmão, como ele fez. Jesus pede para continuar com perseverança em seu caminho,

Porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram. Se procuramos o que é fácil não conseguiremos viver a vida como Jesus viveu e encontraremos a perdição.

3º Oração:

Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.

Jesus, você é o modelo para nós seus discípulos, dá-nos fidelidade àquilo que você fez e nos ensinou. É difícil vencer nossa inclinação de procurar o que é fácil e gostoso. Dá-nos perseverar no caminho no meio das dificuldades que encontramos no mundo, e também que encontramos em nosso caráter, em nossos defeitos.

4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus. ORAÇÃO FINAL em agradecimento