Mt 10,26-33 = Não tenhais medo: Vós valeis bem mais do que os pássaros.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
26 Não os temais, pois; porque nada há de escondido que não venha à luz, nada de secreto que não se venha a saber.
27 O que vos digo na escuridão, dizei-o às claras. O que vos é dito ao ouvido, publicai-o de cima dos telhados.
28 Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena.*
29 Não se vendem dois passarinhos por um asse?* No entanto, nenhum cai por terra sem a vontade de vosso Pai.
30 Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados.
31 Não temais, pois! Bem mais que os pássaros valeis vós.
32 Portanto, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus.
33 Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Jesus anuncia o amor do Pai por toda a humanidade, e não se deixa amedrontar pelos adversários. O mal sempre luta contra o bem, usando a violência e a falsidade. Em todas as perseguições ele tem coragem porque sabe que não está sozinho; sabe que o Pai permite somente aquilo que serve mais ao Reino de Deus.
Agora Jesus envia seus discípulos como missionários e os anima a ter coragem:
26 Não os temais, pois; porque nada há de escondido que não venha à luz, nada de secreto que não se venha a saber. Perseguiram a Jesus, perseguirão também aos discípulos. Jesus pede para que eles testemunhem com coragem, porque a Palavra de Deus tem a força do Espírito, e vai se difundir.
27 O que vos digo na escuridão, dizei-o às claras. O que vos é dito ao ouvido, publicai-o de cima dos telhados. Jesus veio e pregou o Evangelho do Reino de Deus. Jesus procurou discípulos, falou ao ouvido, na escuridão, no lento processo de conversão ao Reino de Deus. Jesus formou seus discípulos na intimidade, para que se purificassem de seus pecados e se tornassem amigos, solidários com ele, e depois os enviou a pregar a todo mundo. Quando o discípulo estiver convertido, deve tornar-se Missionário de Jesus, e continuar sua missão, deve testemunhá-lo em plena luz, em cima dos telhados.
28 Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena. A perseguição por causa de Cristo oferece ocasião para os discípulos testemunhar publicamente a fé, não podem ficar acanhados, calados por medo, porque Deus vê tudo e não permite uma provação superior às forças humanas.
A Igreja tem a experiência que na perseguição a fé cristã fica mais madura porque reforça a decisão de escolher entre Cristo e “o mundo”. A Igreja conserva a experiência que “o sangue dos mártires é semente de cristãos”, por isso venera os mártires como os heróis da comunidade.
29 Não se vendem dois passarinhos por um asse? No entanto, nenhum cai por terra sem a vontade de vosso Pai. Frente ao perigo tem coragem quem confia no Pai que está perto e é mais forte porque tem em suas mãos a vida de todos. Tem medo quem se sente sozinho, quem enfrenta com as forças humanas.
32 Portanto, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus. 33 Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.
Pregar o Evangelho não quer dizer derrubar os outros, mas convencê-los a derrubar o poder de Satanás. O ambiente social em que vivemos é materialista e libertino, a cultura moderna quer fazer sua história independente de Deus e apelida a Igreja como contrária à liberdade e ao progresso. Hoje a Igreja incomoda porque defende a vida e a natureza numa cultura de destruição.
Rezemos para que a Igreja conserve a confiança nas tribulações.
Orar adorar, agradecer, pedir perdão:
Com o profeta Jeremias rezemos:
Por vossa causa é que sofri tantos insultos.
Pois meu amor por vossa causa me devora como um fogo abrasador.
O Senhor está a meu lado como um forte guerreiro,
por isso os que me perseguem cairão vencidos.
Cantai ao Senhor, louvai ao Senhor,
pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus.
Senhor, vós mostrais vossa força em nossa fraqueza.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final: