Mt 5,43-48 = Amai vossos inimigos. Sede perfeitos como o vosso Pai celeste.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
43 Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo.*
44 Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem.
45 Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos.
46 Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos?
47 Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos?
48 Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Os judeus favoreciam as pessoas da própria raça e religião, mas desprezavam os povos pagãos considerando-os pecadores, inimigos de Deus e da própria raça.
Jesus veio trazer o Reino de Deus que é amor. Jesus ensina que o amor é dom gratuito e o nosso modelo é o Pai do céu, o Criador que ama todas suas criaturas, os justos e os injustos: “sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste”: Deus nos ama, não porque merecemos, mas porque ele é amor, nos criou, sempre nos faz o bem e quer nos salvar de nossas fraquezas.
Amai vossos inimigos. Amar os que nos odeiam e perseguem. Devemos perdoar, e também nós necessitamos de perdão. Perdoar significa jogar fora todos os ressentimentos. O perdão constrói e renova a vida. Um ambiente de amor pode até transformar o inimigo em amigo.
Jesus nos ensina a ceder nossos direitos pessoais, para facilitar a convivência humana. A prática do amor aos inimigos distingue o cristão dos que não são cristãos.
Jesus salvou a humanidade porque colocou seu amor obediente no lugar do nosso orgulho desobediente e ofereceu ao Pai um coração humano capaz de receber a vida divina.
Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem. Quem ama não carrega rancores. O amor nos leva a renunciar ao ressentimento das injustiças recebidas: é necessário acostumar-nos a jogar fora as lembranças negativas que azedam nosso relacionamento com os outros. Hoje quando o ofendido ama, perdoa e faz o bem, não alimenta o mal, mas corta-o pela raiz, então Deus tem mais possibilidade de espalhar sua benção, seu amor, sua vida.
Hoje o que eu posso fazer para viver o amor de Deus para suas criaturas?
Sabemos que nesta terra nunca seremos perfeitos, nunca teremos uma sociedade que vive como família de Deus, porém vivemos na esperança. Nos esforçando agora para amar o próximo, temos a certeza de que na vida eterna o Pai nos purificará e nos fará participar da perfeição de seu Filho Jesus Cristo.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Senhor Jesus, quantas hostilidades você teve em sua vida, até chorou, quando constatou que Jerusalém não quis acolher a salvação que você oferecia a preço de sua vida.
Hoje continuam acontecer discriminações e guerras por causa de interesses económicos, de orgulho de raça, de pertença religiosa.
Hoje o povo simples sofre.
Ajuda especialmente as mães para que continuem derramando seu amor generoso para seus filhos, e para a humanidade.
Que seu Espírito nos leve a colocar amor generoso neste mundo perturbado pela violência da guerra e pela corrupção de muitos líderes.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final: