LEITURA ORANTE – “Cura de Bartimeu, o cego de Jericó.” – Quinta-feira – 01/06/2023.

Mc 10,46-52 = Cura de Bartimeu, o cego de Jericó

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho eu estou presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

46 Chegaram a Jericó. Ao sair dali Jesus, seus discípulos e numerosa multidão, estava sentado à beira do caminho, mendigando, Bartimeu, que era cego, filho de Timeu.

47 Sabendo que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!”

48 Muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele gritava ainda mais alto: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!”

49 Jesus parou e disse: “Chamai-o” Chamaram o cego, dizendo-lhe: “Coragem! Levanta-te, ele te chama.”

50 Lançando fora a capa, o cego ergueu-se dum salto e foi ter com ele.

51 Jesus, tomando a palavra, perguntou-lhe: “Que queres que te faça? Rabôni, respondeu-lhe o cego, que eu veja!

52 Jesus disse-lhe: Vai, a tua fé te salvou.” No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

No tempo de Jesus, uma pessoa cega era marginalizada, o povo pensava que a enfermidade era um castigo de Deus por algum pecado. Sua cura implicava uma libertação social, uma reintegração. A cura de Bartimeu, o cego de Jericó, é a última cura milagrosa que Jesus faz antes da sua chegada definitiva em Jerusalém. E tem um significado para os discípulos que seguem Jesus com medo, ainda com pouca decisão.

E logo recuperou a vista e o seguia pelo caminho Jesus salva o homem todo: dá a vista do corpo, e dá luz do espírito. Bartimeu é o símbolo das pessoas que reconhecem sua cegueira, gritam sua necessidade e sua fé e são libertadas por Jesus. E Bartimeu tornou-se um verdadeiro discípulo que acolheu a salvação, deixou tudo e com decisão e alegria acompanhou Jesus pelo caminho rumo a Jerusalém, testemunhando para todos a cura recebida.

O cego representa toda a humanidade, que é cega, vê só comodismo, interesses materiais, dinheiro, injustiças, televisão vazia de valores. Quantos mendigos sentados à beira do caminho, e nós nos desinteressamos deles, às vezes até mandamos calar a boca para não nos incomodar.

A mensagem cristã é uma luz que ilumina e tira do erro, da falsidade e do medo. Quando Jesus exorta o povo a converter-se, ele também eleva a sociedade. Também nós, quando nossa fé está fraca e não vemos o Senhor, gritamos: “Mestre, que eu veja”.

Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.

Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim. Jesus, meu Senhor e Mestre, também eu tenho momentos em que minha fé é fraca, e não vejo você. Cura minha cegueira, aumenta a minha fé para que eu veja você e siga com decisão. Também peço a graça de me tornar missionário para meus irmãos que estão mergulhados nas confusões desta vida, e não enxergam você, que eu possa testemunhar minha fé e dizer a eles: “Coragem! Levanta-te, ele te chama”.

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

Oração final

Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.

Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.

Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.

Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.

Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,

e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.Por todos os séculos dos séculos. Amém.