LEITURA ORANTE – “O cêntuplo, as perseguições, a vida eterna.” – Terça-feira – 30/05/2023.

Mc 10,28-31 = O cêntuplo, as perseguições, a vida eterna.

30-05  LEITURA ORANTE

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

28 Pedro começou a dizer-lhe: “Eis que deixamos tudo e te seguimos.”

29 Respondeu-lhe Jesus. “Em verdade vos digo: ninguém há que tenha deixado casa ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras por causa de mim e por causa do Evangelho

30 que não receba, já neste século, cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, com perseguições e no século vindouro a vida eterna.

31 Muitos dos primeiros serão os últimos, e dos últimos serão os primeiros.”

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

Pedro e os demais discípulos renunciaram à segurança dos bens materiais, ao conforto da família e à própria independência, para seguir Jesus consagrados ao serviço da grande família de Deus. E Jesus promete o cêntuplo: Há cem casas se abrindo pra mim, também haverá cem casas se abrindo para receber vocês por minha causa. Quem é meu irmão, será irmão de vocês. Quem é minha mãe, será mãe de vocês, porque tudo que é meu, eu dou para vocês.

Jesus não despreza os bens materiais porque são dom de Deus para poder viver.

Mas pede aos discípulos que se desprendam, porque quem está amarrado por algum interesse terreno não está livre para seguir Jesus aonde ele for, inclusive na perseguição. O que interessa a Jesus não é o fato de ter muito, ter pouco ou ter nada, mas é estar desapegado de tudo para apegar-se somente a Jesus e ao seu reino. É necessário estar livre de todas as amarras.

Que significa este prometer cem vezes mais, já neste século? Cêntuplo é número simbólico de grande quantidade. Porque na comunidade fraterna os bens são comuns. Jesus promete a seus discípulos, os bens que são necessários para cumprir a missão de evangelizar. Porém estes bens, não serão propriedade exclusiva da pessoa, mas serão disponíveis para o cumprimento da missão de seguir Jesus na pregação do Reino de Deus. Quem ama sinceramente Jesus, encontrará aberta a porta da casa de todos aqueles que amam sinceramente Jesus.

“Vocês participarão de minha vida”. Vocês participarão também do meu sofrimento por causa do Reino. Naqueles dias, apesar das perseguições, alegrai-vos, porque estareis vencendo, e vocês participarão comigo da Vida Eterna do Pai.

É um acontecimento maravilhoso o que acontece no coração de milhares de cristãos que sentem a vocação para consagrar-se a Jesus e ficar junto com ele ao serviço dos pequenos que sofrem, e ao serviço ministerial da Igreja. É bonito sustenta-los com nossa oração, nosso carinho e também com nossa paciência pelos defeitos que todo mundo tem.

3º ORAR. Dialogar com Deus

Jesus, ajuda-nos a ser desprendidos no usar os bens materiais para buscar o bem de todos, e doa-nos a alegria da vida eterna. E peço de modo especial pelos discípulos e discípulas que você chamou para se dedicar integralmente ao Reino de Deus, para que eles sejam fieis. Abençoa todas as famílias que se abrem para acolhe-los no cumprimento de sua missão.

4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?

Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

A Secretaria geral do Sínodo propôs para a quarta-feira, 31 de maio, memória litúrgica da Visitação da Bem-Aventurada Virgem Maria, a realização de uma oração mariana mundial em preparação para as duas etapas da Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos.

O objetivo é “tornar o Povo de Deus consciente da importância do processo em curso e exortar os fiéis a acompanhá-lo com a oração” e colocar “sob a proteção específica de Nossa Senhora todo o processo sinodal na Igreja, especialmente o trabalho da Assembleia Geral”. E neste domingo Papa Francisco insistiu nesta iniciativa: “Na próxima quarta-feira, no final do mês de maio, estão previstos momentos de oração em santuários marianos em todo o mundo para apoiar os preparativos para a próxima Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos. Pedimos a Virgem Maria que acompanhe essa importante etapa do Sínodo com a sua proteção maternal”.