Jo 21,15-19 = Profissão de amor de Pedro: Senhor, tu sabes que te amo!
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.
15 Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
16 Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
17 Perguntou-lhe pela terceira vez:* Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.
18 Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais moço, cingias-te e andavas aonde querias. Mas, quando fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres.
19 Por estas palavras, ele indicava o gênero de morte com que havia de glorificar a Deus. E depois de assim ter falado, acrescentou: Segue-me!
2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.
Jesus tinha escolhido Pedro com toda sua generosidade e todas suas fraquezas. Pedro amava o Mestre, e queria segui-lo na paixão, mas por três vezes foi fraco e negou.
Agora neste clima de amizade total, Jesus volta a chama-lo com o nome de família: Simão, filho de João, e pede confirmar o amor total: “Simão, me amas mais que estes?”. Então o discípulo por três vezes confirma seu amor: “Tu sabes que eu te amo”. Pedro ama Jesus porque “tem palavras de vida eterna”, ama a vida que Jesus trouxe do Pai
E Jesus confirma-o na missão: “Apascenta os meus cordeiros, e apascenta as minhas ovelhas”. É a missão especial para Pedro assumir a liderança da Igreja quando Jesus não estiver mais presente visivelmente: conservar a unidade no amor-caridade. Pedro é pastor das ovelhas e dos cordeiros porque ama Jesus.
Jesus anuncia ao discípulo Pedro que seguirá o Mestre não somente cuidando das ovelhas, mas também no sofrimento da paixão e morte: “outro vai te prender, amarrar e levar para onde não queres”.
Ninguém gosta do sofrimento e da morte, mas até na morte pode glorificar a Deus. Por que martírio “glorifica” a Deus? O que glorifica a Deus não é o sofrimento e a morte, mas o modo em que a pessoa passa pelo sofrimento e a morte: sua confiança em Deus, sua fidelidade, sua paciência, seu amor ao próximo, seu testemunho em favor da verdade e da honestidade. O importante é você obedecer ao Pai, para que ele possa fazer as suas obras por meio de você também no meio do sofrimento.
3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.
Jesus, você pergunta para cada um de nós: “E tu me amas”? E com todas as forças respondemos: “Senhor, eu te amo. Apesar de minhas fraquezas e infidelidades, eu te amo e quero seguir-te”.
Também Jesus repete a cada um de nós as mesmas palavras que disse a Pedro: “Agora segue-me não somente nos trabalhos de todo dia, mas também carregando a sua cruz que é feita de renúncia a si mesmo para dar tempo e atenção às necessidades de seus irmãos”.
Você se preocupa com as coisas de Deus, e Deus se preocupará com suas coisas.
4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus. ORAÇÃO FINAL em agradecimento