LEITURA ORANTE – “O defensor, o Espírito da verdade, dará testemunho de mim.” – Segunda-feira – 15/05/2023.

Jo 15,26-16,4 = O defensor, o Espírito da verdade, dará testemunho de mim.

Vinde, Espírito Santo, oração espontânea

Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.

26 Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

27 Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio

1 Disse-vos essas coisas para vos preservar de alguma queda.

2  Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos tirar a vida julgará prestar culto a Deus.

3 Procederão deste modo porque não conheceram o Pai, nem a mim.

4 Disse-vos, porém, essas palavras para que, quando chegar a hora, vos lembreis de que vo-lo anunciei. E não vo-las disse desde o princípio, porque estava convosco.

Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?

Os discípulos estão com Jesus desde o princípio, e conhecem o que ele fez para cumprir a missão recebida do Pai. O Mestre sofria a oposição dos judeus, assumia e enfrentava pessoalmente estas hostilidades, mas preservava os discípulos do desânimo, oferecendo-lhes sua segurança e o conforto de sua amizade.

Disse-vos essas coisas para vos preservar de alguma queda.

A missão dos discípulos é “dar testemunho” de Jesus, isto é continuar no mundo a missão de Jesus de mostrar o amor do Pai e a esperança na vida eterna em Deus.

Jesus os previne que encontrarão a hostilidade e perseguição como aconteceu com Jesus. Não deverão estranhar, mas ter a certeza que estão fazendo o que é certo.

É uma tarefa grande e às vezes perigosa, porém Jesus enviará o Espírito para ajudar os discípulos a dar seu testemunho de Jesus.

Não conheceram o Pai, nem a mim.

Por que há tantas perseguições? Os deuses do mundo são o sucesso, o bem-estar, o poder do dinheiro, o prazer de dominar. O mundo presta culto a estes deuses, e não tolera quem segue um modo de viver diferente. Por isso acontecem perseguições por motivos “religiosos”. Na realidade estes deuses do mundo não conhecem o Pai que Jesus veio revelar.

Também hoje é difícil se manter íntegro numa sociedade corrupta. Em muitas situações os cristãos são perseguidos por causa de Jesus. Mas não devem ceder à tentação de desanimar, e devem invocar o Espírito Santo que auxilie com sua força e luz.

A perseguição é uma ocasião nova e diferente de dar nosso testemunho de Jesus mantendo firme a nossa fé e sendo mais criativos e corajosos no atendimento aos irmãos em necessidade.

Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.

Jesus, pedimos o dom do Espírito que nos fortifique e nos dê perseverança em nosso testemunho de vida cristã. Que a gente não se acomode à mentalidade do mundo buscando conforto e bem-estar, quando ainda há tantos nossos irmãos sofrendo perseguição em muitas nações por causa de sua fé. Ajuda também quem tem amor aos pobres e ajuda os fracos a viver. Especialmente pedimos que dê força aos políticos honestos que procuram o bem do povo, e não se deixam corromper pelo dinheiro.

Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.

Na Sexta Semana depois da Páscoa contemplamos Jesus que promete o dom do Espírito Santo e a paz. Preparemo-nos para acolher o Espírito Santo em Pentecostes. Na oração pedir o dom do Espírito Santo para participar do Mistério pascal de Cristo, e sentir a alegria de participar da Família do Ressuscitado.