LEITURA ORANTE – “Nós viremos a ele e faremos nele nossa morada.” – Segunda-feira – 08/05/2023

Jo 14,21-26 = Nós viremos a ele e faremos nele nossa morada.

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele.

22 Pergunta-lhe Judas, não o Iscariotes: Senhor, por que razão hás de manifestar-te a nós e não ao mundo?

23 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada.

24 Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou.

25 Disse-vos estas coisas enquanto estou convosco.

26 Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Jesus forma uma família com os discípulos, e na intimidade da Santa Ceia explica como é a vida que ele veio trazer: Deus nos criou para que entremos a fazer parte da família divina: viver com o Pai, o Filho e o Espírito Santo:

Por Jesus, com Jesus, em Jesus, obedecendo ao seu mandamento de amar ao próximo. Amar é doar-nos a Deus para que possa agir através de nós, repartir com nossos irmãos os dons que dele recebemos. Amar a Deus é permitir que nós mesmos sejamos amados por Jesus e pelo Pai.

O mundo não pode acolher a manifestação de Jesus porque o mundo não ama Jesus, não há intimidade com Jesus, não acolhe a sua palavra, não tem fé, não quer obedecer ao Evangelho. O mundo poderá ver a manifestação de Jesus somente no julgamento final.

Quem ama Jesus e obedece a seus mandamentos, estará vivendo o amor, então Deus habitará nele e ele em Deus. Este amor é impossível para as forças humanas, mas é possível com a graça do Espírito Santo.

O Espírito Santo ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito, O Espírito não vem doar coisas novas aos discípulos, mas vem transmitir o que é de Jesus e viver o Reino de Deus nas diferentes situações em que nos encontramos em cada momento.

Como faz bem contemplar Jesus nesta intimidade com os discípulos, e saber que também nós estamos nesta situação porque nos esforçamos de viver como Jesus nos ensinou e aprendemos no Evangelho.

O trabalho missionário não é somente arrebanhar mais pessoas para lotar a nossa igreja, mas é testemunhar a nossa alegria pela certeza que Deus está em nós, e convidá-los a fazer parte da família divina.

Nas palavras de Jesus encontramos uma verdade consoladora: Deus está no coração das pessoas honestas que amam o próximo, também quando eles não conhecem nenhuma religião.

Orar adorar, agradecer, pedir perdão a Jesus

Jesus, você sempre fez a vontade do Pai porque se doou totalmente até o fim. Envia-nos o Espírito que nos ensine e ajude em nossa doação ao Pai e aos irmãos. Que nos ilumine para distinguir entre o nosso interesse egoísta e as necessidades dos outros, para atendê-los com amor.

Contemplação perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final: