Jo 10,11-18 = Eu sou o Bom Pastor porque dou minha vida por minhas ovelhas.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho eu estou presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas.*
12 O mercenário, porém, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa as ovelhas.
13 O mercenário, porém, foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas.
14 Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim,
15 como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas.
16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.*
17 O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.
18 Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo e tenho o poder de a dar, como tenho o poder de a reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Jesus está ensinando no templo e muitos judeus creram nele como Messias, mas o Sinédrio tem inveja, o assedia, exige dele uma reposta inequívoca sobre a sua condição de Messias.
Jesus responde: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas”.
O mercenário trabalha por dinheiro. Não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e as dispersa. Pois ele é apenas um mercenário, e não se importa com as ovelhas Ele trabalha apenas pelo seu interesse, e não se importa com as ovelhas
Jesus é o Bom Pastor porque dá sua vida por nosso amor e para nossa salvação. O Bom Pastor conhece, tem intimidade com suas ovelhas. Conhecer é viver em intimidade. Jesus ressuscitado nos conhece pessoalmente, porque está perto de cada um de nós, como nosso irmão e nosso Salvador. Ele conhece o amor do Pai ao nos criar. Ele conhece nossas alegrias e tristezas, nossos anseios, nossas fraquezas, nossas desobediências. Ele nos quer participantes de sua intimidade com o Pai.
Jesus é o bom pastor que vai atrás da ovelha perdida para salvá-la. Ele é o amor misericordioso do Pai que vem salvar e não castigar suas criaturas perdidas pelo pecado. Jesus quer salvar toda a humanidade e faze-la participar de sua amizade e de seu Reino. Jesus quer reunir todos os filhos de Deus dispersos, e uni-los intimamente a si. Jesus e seu Pai são infinitamente poderosos e capazes de nos defender contra todos os perigos.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Jesus, tenho a certeza que somos imensamente amados por você, seu amor nos acompanha, vela por nós, nos defende dos inimigos, nos perdoa e cura nossas enfermidades espirituais.
Quero corresponder à sua intimidade, criar amizade com sua pessoa, participar de seus trabalhos, de suas alegrias e sofrimentos, e comprometer minha vida até a morte.
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.
Oração final
O Papa Francisco está na Hungria e no domingo eleva uma súplica universal à Mãe de Deus por um continente, o europeu, dilacerado por conflitos, divisões, tensões, perspectivas nefastas para o futuro.
Virgem Santa, infundi nos corações dos homens e dos líderes das nações o desejo de construir a paz, olhai para os povos que mais sofrem. Olhai sobretudo para o vizinho povo ucraniano martirizado e para o povo russo, a Vós consagrados. Vós sois a Rainha da paz.Pedimos um futuro de esperança, não de guerra; um futuro cheio de berços, não de túmulos; um mundo de irmãos, não de muros.