Jo 6,44-51 = Quem crê tem a vida eterna.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu hei de ressuscitá-lo no último dia.
45 Está escrito nos profetas: Todos serão ensinados por Deus (Is 54,13). Assim, todo aquele que ouviu o Pai e foi por ele instruído vem a mim.
46 Não que alguém tenha visto o Pai, pois só aquele que vem de Deus, esse é que viu o Pai.
47 Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna.
48 Eu sou o pão da vida.
49 Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram.
50 Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer.
51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
Jesus acaba de multiplicar o pão. Este milagre extraordinário é um sinal que ele vem de Deus. Mas para os judeus Jesus é um simples profeta que oferece o pão, é um simples homem, filho de Maria e de José, não filho de Deus. Os Judeus não aceitam Jesus porque não tem fé. O encontro com Jesus acontece somente na fé.
Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair A fé em Jesus é um dom de Deus. Ir a Jesus, crer em Jesus, amar Jesus é dom que o Pai oferece a quem se dispõe de coração aberto e humilde.
Jesus pede para procurar não o pão para a vida do corpo, mas procurar Ele porque Ele é o verdadeiro pão, veio do Pai para dar à humanidade a vida eterna que está no Pai. “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente “.
Nós cremos que Jesus é filho que o Pai enviou para nos salvar. Jesus é o único Salvador deste mundo. Jesus é o único caminho que nos leva ao Pai: ele veio trazer o que é de Deus, a vida eterna. A vida que o Pai sonhou doar às suas criaturas, agora está nos dando através de Jesus, mas a condição é crer, ir a Jesus e seguir a Jesus.
“E o pão que eu darei é minha carne para a vida do mundo”. Jesus se oferece em comunhão íntima na eucaristia: comunhão em seu corpo de carne oferecido para a vida do mundo.
Como desejamos o pão que alimenta nosso corpo, assim desejemos a comunhão com Jesus que é o alimento para a nossa vida em Deus.
A fé em Jesus é um dom de Deus. Devemos pedir ao Pai que desperte em nós a atração para Jesus. Pedimos então para podermos ter fé em Jesus.
Agora participamos da vida eterna na fé, somente tendo algum sinal, mas após a ressurreição participaremos plenamente, abertamente.
ORAR: Para dar minha resposta a Jesus.
Jesus eu creio que você é o Filho de Deus que nasceu de Maria, e o Pai enviou para nos dar a vida de filhos do Pai, vida de bom relacionamento entre nós irmãos, solidariedade e colaboração. Porém é necessário que o Pai nos atraia para você, nos converta e transforme nossa mentalidade egoísta. Quero obedecer às inspirações que o Espírito indica para seguir você como discípulo.
4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.ORAÇÃO FINAL em agradecimento