LEITURA ORANTE – “Aparição a Maria Madalena.” – Terça-feira – 11/04/2023

Jo 20,11-18 = Aparição a Maria Madalena.

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

11 Entretanto, Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro.

12 Viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.

13 Eles lhe perguntaram: Mulher, por que choras? Ela respondeu: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.

14 Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu.

15 Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem procuras? Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar.

16 Disse-lhe Jesus: Maria! Voltando-se ela, exclamou em hebraico: Rabôni! (que quer dizer Mestre).

17 Disse-lhe Jesus: Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.*

18 Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado.

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

1 No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra do sepulcro removida.

Maria Madalena esteve presente à morte de Jesus no calvário junto com a mãe de Jesus e outras mulheres e viu o sepulcro em que o corpo de Jesus foi sepultado.

11 Entretanto, Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava.

14 Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu.

Maria Madalena vê o sepulcro vazio, chora sem entender.

Maria Madalena é a primeira a quem Jesus ressuscitado aparece, ele está vivo, mas já não se manifesta de modo físico, como durante a sua vida terrena. Jesus não é mais alcançado com um contato material, físico.

Cristo está presente, ela vê Jesus, mas não o reconhece imediatamente porque agora Jesus é “o Senhor” na glória e pode ser reconhecido somente pela fé.

16 Disse-lhe Jesus: Maria! Voltando-se ela, exclamou em hebraico: Rabôni! (que quer dizer Mestre). Jesus se manifesta aos poucos para conduzi-la à experiência da fé. E então ela o adora. Jesus aparece-lhe não para satisfazer a curiosidade, mas para dar a missão de anunciar a ressurreição aos demais discípulos e prepara-los para o encontro com o Ressuscitado.

18 Maria Madalena correu para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado. Como a Maria Madalena, agora Jesus se dá a conhecer a cada um de nós através da fé. A fé é dom de Jesus, que se manifesta a quem está disposto, ele oferece a nós, seus discípulos, experiências íntimas de sua presença e de sua ação não para satisfazer a nossa curiosidade, mas para nos dar uma missão: para que nos tornemos testemunhas da ressurreição. Jesus dá a nós o dom da sua proximidade, ele nos dá uma missão a cumprir. É necessário pedir esta experiência íntima de Jesus, este dom da fé para depois testemunhar aos outros.

Que nós também testemunhemos todo o bem que ele está fazendo no meio de nós. Os melhores catequistas são aqueles que amam a Jesus mais que a si mesmos, como Maria Madalena.

Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

Jesus, Maria Madalena estava chorando sua morte, você estava vivo, presente na frente, e ela não o reconheceu imediatamente. O encontro com você glorioso é somente pela fé e o amor.

Temos momentos de alegre experiência de sua presença que nos dá força do Espírito, mas temos também momentos de tristeza no meio das dificuldades e sofrimentos da vida. Dá-nos uma fé humilde que sabe confiar e esperar a sua manifestação.

Contemplação perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final: