4 Quar. Quarta f.=
Jo 5,17-30 = O Filho recebeu do Pai o poder de dar a vida a quem pratica o bem.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
17 Mas ele lhes disse: Meu Pai continua agindo até agora, e eu ajo também.
18 Por esta razão os judeus, com maior ardor, procuravam tirar-lhe a vida, porque não somente violava o repouso do sábado, mas afirmava ainda que Deus era seu Pai e se fazia igual a Deus.
19 Jesus tomou a palavra e disse-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: o Filho de si mesmo não pode fazer coisa alguma; ele só faz o que vê fazer o Pai; e tudo o que o Pai faz, o faz também semelhantemente o Filho.
20 Pois o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que faz; e maiores obras do que esta lhe mostrará, para que fiqueis admirados.
21 Com efeito, como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer.
22 Assim também o Pai não julga ninguém, mas entregou todo o julgamento ao Filho.
23 Desse modo, todos honrarão o Filho, bem como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, não honra o Pai, que o enviou.
24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida.
25 Em verdade, em verdade vos digo: vem a hora, e já está aí, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.
26 Pois como o Pai tem a vida em si mesmo, assim também deu ao Filho o ter a vida em si mesmo,
27 e lhe conferiu o poder de julgar, porque é o Filho do Homem.
28 Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de sua voz:
29 os que praticaram o bem irão para a ressurreição da vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados.
30 De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Jesus é interrogado sobre a cura que realizou em dia de sábado. E ele afirma que recebeu esta missão do Pai, está realizando a vontade do Pai que continuamente realiza o bem de suas criaturas: “Meu Pai está sempre em atividade, meu Pai está continuamente trabalhando com sua Providência para guiar este mundo ao bem. Eu também trabalho, eu sou o Filho do Pai do céu, e estou colaborando na salvação da criação”. Eu estou sempre unido ao Pai para salvar.
A missão de Jesus é resgatar a criação das consequências do pecado, e faze-la participar de sua ressurreição.
Jesus é o Filho que olha sempre para o Pai, e sempre cumpre sua vontade. Como o Pai criou a humanidade com a vida que começa agora nesta terra e será completa na eternidade, assim também o Filho dará a vida aos que praticaram o bem e os ressuscitará para a vida eterna.
Esta salvação se repete sempre na história da humanidade em todos aqueles que ouvem as palavras de Jesus e “passam da morte à vida” eterna.
“Vem a hora em que todos os que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de sua voz: os que praticaram o bem irão para a ressurreição da vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados”. Jesus é o Salvador da Criação, seu modelo e juiz, quem segue Jesus ressuscitará para a vida, mas quem praticou o mal ficará na morte eterna.
Nós também quando estamos unidos ao Pai colaboramos com ele na criação, e na salvação do mundo.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Jesus, você está sempre em comunhão com o Pai, por isso na sua atividade de evangelização ensina o caminho do Pai e liberta as pessoas do mal.
Me ensina a procurar sempre obedecer às inspirações do Pai que me anima a fazer o bem, porque através de mim o Pai faz o bem às suas criaturas.
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.
Oração final
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,
e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.
Por todos os séculos dos séculos. Amém.