LEITURA ORANTE – Sede misericordiosos como vosso Pai do céu. Perdoai, e sereis perdoados. – Segunda-feira – 06/03/2023

Lc 6,36-38 = Sede misericordiosos como vosso Pai do céu.  Perdoai, e sereis perdoados.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

36 Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.

37 Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados;

38 dai, e vos será dado. Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

“Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso”.

A misericórdia é a perfeição do amor. Deus é o modelo e a medida do nosso ser misericordioso.

Somos filhos de Deus, por isso a nossa vida deve ser imitação de nosso Pai do céu, de sua infinita bondade, de seu amor misericordioso. Deus nos criou a sua imagem, quer realizar em nós a sua imagem e para realizar seu projeto necessita de nosso consentimento, de nosso esforço generoso, de nossa misericórdia no relacionamento com os irmãos. Recebendo agradecidos o perdão do Pai, nós o oferecemos a todos, independentemente se eles o merecem. Assim no dia em que se converterem, o perdão entrará também no coração deles.

Dai, e se dará a vós. Tudo é dom do Pai, não é nossa propriedade exclusiva, mas é para repartir, doar aos outros. Na hora da morte devemos deixar tudo, porque nada é nosso. A única coisa que nos acompanhará na vida eterna será nossa generosidade, “as obras de misericórdia”, como disse Jesus. Ele nos ensina a sermos generosos no máximo, porque com a mesma medida com que nós medimos os outros, nós seremos medidos.

As relações na sociedade renovada pelo amor de Deus não devem ser de julgamento e condenação, mas de doação e perdão. Deus quer que nosso coração esteja cheio de sua misericórdia, para colocá-la neste mundo oprimido pelo egoísmo e a violência dos orgulhosos. Isso não se faz de uma hora para a outra, mas é resultado de uma contínua conversão da nossa vida. Doai misericórdia e vos será dado misericórdia. Sejamos generosos com os outros, e com certeza nosso coração estará aberto à misericórdia e perdão de Deus.

Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.

Senhor Jesus, você nos trouxe a misericórdia de Deus, sempre fez o bem a todos e perdoou até aqueles que o pregaram na cruz. Você nos ensinou a não condenar os outros pelas suas falhas e defeitos, mas em primeiro lugar tentar corrigir os nossos defeitos. Ajuda-nos a sermos misericordiosos já a partir de nossos pensamentos, nos esforçando para ver o lado bom das pessoas.

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

Oração final

Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.

Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.

Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.

Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.

Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,

e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.Por todos os séculos dos séculos. Amém.