Lc 9,22-25 = Quem ama ao Senhor, tome cada dia a sua cruz.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
22 Ele acrescentou: É necessário que o Filho do Homem padeça muitas coisas, seja rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas. É necessário que seja levado à morte e que ressuscite ao terceiro dia.
23 Em seguida, dirigiu-se a todos: Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me.
24 Porque, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, salvá-la-á.
25 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vem a perder-se a si mesmo e se causa a sua própria ruína?
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Jesus vai andando pela Palestina semeando a palavra de Deus, ele está totalmente entregue nas mãos do Pai para o que der e vier, e muitos querem segui-lo empolgados pelo sucesso.
Mas Jesus indica quem pode ficar com ele: ensina a seus discípulos que ele não é Messias segundo a opinião do povo que quer um rei da prosperidade.
Não basta aceitar e declarar que ele é o Messias. “Quem quiser me seguir” deve ter o mesmo modo de viver. “Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me”.
Jesus sabe que o desígnio de Deus para seu Messias já foi anunciado pelo profeta Isaias: Ele é o Servo de Deus que assume a humanidade pecadora e vai sofrer para salva-la de seu pecado. Ele chegará à glória através da paixão e morte na cruz. Por isso, ele vai sofrer, ser rejeitado e morto. A ressurreição será a sua vitória.
O discípulo deve segui-lo carregando própria cruz de cada dia: “quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, vai salvá-la”. O discípulo deve renunciar a si mesmo e às glórias do poder e da riqueza até perder a própria vida para servir aos irmãos e realizar o projeto do Pai. Quem estiver vivendo assim, confiando no Pai, produzirá muito fruto.
Deus quer a alegria e felicidade de seus filhos. Mas nós somos parte de uma humanidade pecadora, estamos mergulhados no mal e no sofrimento que a humanidade provocou. O sofrimento está presente na vida de todos. Deus não quer o sofrimento pelo sofrimento. Deus quer que nós aceitemos a cruz por amor não reclamando contra Deus quase ele seja injusto, ou descarregando a cruz sobre os outros. Quem carrega a cruz com amor junto com Jesus e com os irmãos participa da salvação do mundo.
O que é ser cristão? O que é seguir a Jesus? Não é ser cristão de tradição e muito menos é buscar vantagens nesta terra. De que adianta ganhar agora uma vida e perde-la pela a eternidade. A lei do Senhor é a lei do Amor: é exigente, dá tudo e tudo exige: a doação dói, mas é feita por amor.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Senhor Jesus, você veio para libertar o mundo da escravidão do pecado colocando nele o amor de Deus. Por isso foi alertando os discípulos para não esperar glórias humanas, mas preparar-se para a perseguição e a morte, e confiar na vitória da ressurreição.
Isso eles compreenderão somente depois da ressurreição. Peço que o dom do Espírito Santo me ajude a acolher e confiar no seu caminho.
Senhor Jesus, quantas vezes reclamei por causa do sofrimento. Ajuda-me a compreender e aceitar com amor a minha cruz, me doar e ficar firme no cumprimento de meus deveres, amar e perdoar. Assim por quanto de mim depender serei instrumento de paz que espalha a misericórdia do Pai neste mundo.Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.