Mt 5,38-48 = Amai vossos inimigos. Sede perfeitos assim como vosso Pai do céu.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
38 Tendes ouvido o que foi dito: Olho por olho, dente por dente.
39 Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra.*
40 Se alguém te citar em justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa.
41 Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil.
42 Dá a quem te pede e não te desvies daquele que te quer pedir emprestado.
43 Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo.*
44 Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem.
45 Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos.
46 Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos?
47 Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos?
48 Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
No tempo de Moisés não havia polícia e cada um se defendia melhor que podia. Então Moisés deu a lei: Olho por olho, dente por dente: Quando uma pessoa castiga outro pode ser só em proporção ao prejuízo recebido.
Jesus ensina que a vida do Reino de Deus é feita de amor: amar porque Deus nosso Pai nos ama, amar como o nosso Pai nos ama.
Jesus ensina que o amor é dom gratuito e o nosso modelo é o Pai do céu, o Criador que ama todas suas criaturas, os justos e os injustos: “sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste”.
O amor de Deus nos leva a renunciar à vontade de vingança e cria um clima de amor que favorece a reconciliação e a paz, amamos a todos por causa de Deus que é Pai de todos nós. Todos querem a justiça, mas sem o amor a justiça humana nunca acerta as coisas.
Jesus apresenta alguns casos de vivência do amor ao próximo: renuncia a direitos, para salvar um valor maior que é a pessoa humana, o bem comum, a solidariedade humana. A vida é doação e nós seremos filhos de Deus na medida em que fazemos o irmão viver, crescer.
Jesus salvou a humanidade porque colocou seu amor obediente no lugar do nosso orgulho desobediente.
Amai vossos inimigos. Amar e perdoar os que nos odeiam e perseguem. Devemos perdoar, nós também necessitamos de perdão. O perdão constrói e renova a vida. Um ambiente de amor pode até transformar o inimigo em amigo. A prática do amor aos inimigos distingue o cristão dos que não são cristãos.
Quem ama não carrega rancores. O amor nos leva a renunciar ao ressentimento pelas injustiças recebidas: é necessário acostumar-nos a jogar fora as lembranças negativas que azedam nosso relacionamento com os outros. Hoje quando o ofendido ama, perdoa e faz o bem, não alimenta o mal, mas corta-o pela raiz, então Deus tem mais possibilidade de espalhar sua benção, seu amor, sua vida.
Sabemos que nesta terra nunca seremos perfeitos, porém nos esforçando agora para amar o próximo, temos a certeza de que na vida eterna o Pai nos purificará e nos fará participar da perfeição de seu Filho Jesus Cristo.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Senhor Jesus, você viveu o amor em modo pleno: quando em Nazaré os seus concidadãos queriam derruba-lo pelo precipício, ou quando os judeus jogavam pedras em você, não reagiu com violência, mas se escondeu para evitar o dano. Você foi tão generoso que perdoou quem o pregava na cruz.
Reconheço que nós discípulos encontramos dificuldade para viver este amor, mas o seu Espírito Santo nos ajude a superar nossos instintos para ser sua luz neste mundo mergulhado na violência. Que seu Espírito nos leve a colocar amor generoso neste mundo perturbado pela violência da guerra e pela corrupção de muitos líderes.
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.
Nesta semana o pessoal faz a festa do carnaval com alegria e confraternização, mas em vários casos também com abusos.
Nós cristãos podemos nos alegrar com nossa comunidade, sempre na fé e no amor que Jesus nos ensinou.
Porém o mais importante é que começa a Quaresma em preparação à Semana Santa. Para nós a verdadeira felicidade é a Ressurreição: a festa mais importante é a Páscoa.A Quaresma nos prepara para a alegria da Páscoa.