Mc 1,40-45 = Jesus cura um leproso.
Vinde, Espírito Santo, oração espontânea
Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.
40 Aproximou-se dele um leproso, suplicando-lhe de joelhos: “Se queres, podes limpar-me.”
41 Jesus compadeceu-se dele, estendeu a mão, tocou-o e lhe disse: “Eu quero, sê curado.”
42 E imediatamente desapareceu dele a lepra e foi purificado.
43 Jesus o despediu imediatamente com esta severa admoestação:
44 “Vê que não o digas a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta, pela tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés para lhe servir de testemunho.”*
45 Este homem, porém, logo que se foi, começou a propagar e divulgar o acontecido, de modo que Jesus não podia entrar publicamente numa cidade. Conservava-se fora, nos lugares despovoados; e de toda parte vinham ter com ele.
Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?
Jesus se emociona vendo tanto sofrimento e tanta fé, “eu quero, fique purificado” e violando a lei, toca no leproso: um toque de calor humano e de poder divino. Agora o leproso curado pode voltar ao convívio humano.
O Leproso curado recebe a ordem de não de não espalhar logo a notícia, porque é no silêncio que a pessoa pode meditar sobre os acontecimentos de sua vida. É no silêncio que pode compreender o seu pecado, que é invisível, mas é a causa real de todos os males. É no silêncio e na reflexão que a fé compreende o amor de Deus para a humanidade, e depois de compreender, poderá testemunhá-lo aos outros com gratidão. Deus ama todas as suas criaturas e quer fazer-lhes o bem.
A cura do leproso deve ser verificada pela autoridade dos sacerdotes da comunidade, que estabelecem quem é puro ou não para a convivência comunitária. Jesus quer o reconhecimento oficial das autoridades a respeito da cura. Mas o leproso não sabe conter a alegria, e proclama a todos as maravilhas obras de Deus.
Mas por que Jesus não podia entrar publicamente numa cidade? Porque quem toca em impuro fica impuro perante a lei, Jesus tocou o impuro e não pode entrar publicamente na cidade antes que a cura seja reconhecida.
Hoje milhões de pessoas estão excluídos da sociedade por doença, por raça, por religião, por falta de trabalho e de dinheiro. Hoje milhares de voluntários sentem-se chamados por Deus para dedicar-se aos excluídos da sociedade.
Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.
Jesus, através de nós hoje você vai ao encontro das pessoas que sofrem e lhes manifesta calor humano que dá coragem. Se aproxima dos necessitados e os ajuda a sair de sua marginalização. Dá-nos a capacidade de meditar em silêncio o seu amor para nós. Dá-nos participar de sua compaixão e promover a dignidade e igualdade entre as pessoas. Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.