Jo 1,43-51 = Filipe e Natanael reconhecem em Jesus o enviado de Deus.
Vinde, Espírito Santo, oração espontânea
Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.
43 No dia seguinte, tinha Jesus a intenção de dirigir-se à Galileia. Encontra Filipe e diz-lhe: Segue-me.
44 (Filipe era natural de Betsaida, cidade de André e Pedro.)
45 Filipe encontra Natanael e diz-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José.*
46 Respondeu-lhe Natanael: Pode, porventura, vir coisa boa de Nazaré? Filipe retrucou: Vem e vê.
47 Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz: Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade.*
48 Natanael pergunta-lhe: Donde me conheces? Respondeu Jesus: Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira.
49 Falou-lhe Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel.
50 Jesus replicou-lhe: Porque eu te disse que te vi debaixo da figueira, crês! Verás coisas maiores do que esta.
51 E ajuntou: Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.
Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?
Jesus vai para a Galileia, encontra Filipe e o chama: “Segue-me”. Filipe acompanha Jesus com o coração aberto. Então manifesta sua alegria ao amigo Bartolomeu, apelidado de Natanael e o convida para acompanha-lo. Jesus o reconhece como homem simples, direito. Jesus sempre conhece aqueles que o Pai coloca em seu caminho. Então Jesus chama Natanael para ser discípulo, e mais tarde o escolhe para integrar o grupo dos Doze Apóstolos.
“Vereis o céu aberto”: Jesus recorda o sonho de Jacó, no qual o patriarca de Israel, viu os anjos que subiam e desciam por uma escada que ligava a terra ao céu, este sonho garantia a Jacó a proteção divina para formar o povo de Israel.
Doravante é Jesus, o Filho do Homem, o iniciador do novo povo de Deus. Felipe e os outros discípulos seguem Jesus e convidam outros amigos. Eles começam a conviver com ele, aos poucos descobrem quem é Jesus: é o Mestre, é o Messias, é o Filho de Deus.
Também nós encontramos a Jesus porque outra pessoa nos falou dele e nós o conhecemos, o amamos e nos comprometemos. Enquanto caminhamos com Cristo, vamos progredindo no conhecimento a respeito dele e vamos convidando outros.
A vida do cristão é caminhar com Jesus. Só a fé permite “ver” o mistério e vivenciá-lo, por isso é importante perseverar no caminho com Cristo, na oração, nas boas obras, e assim aos poucos o Espírito Santo vai revelar a nós quem é Jesus e o que ele quer de nós. Ele quer nos engajar na sua própria tarefa de salvar a humanidade.
Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.
Jesus, você chama cada um de nós para sermos discípulos e nos dá uma missão. Quero acompanhar você como Natanael e os outros discípulos. Peço por mim e também pelos outros amigos que aceitam serem discípulos missionários, para que o Espírito Santo ilumine e aqueça o coração na meditação do Evangelho e na missão junto aos irmãos.Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.