LEITURA ORANTE – ”Estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem de pé à direita de Deus.” – Segunda-feira 26/12/2022

At 6,8-10.7,54-59: Estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem de pé à direita de Deus.

Mt 10,17-22 = Nos tribunais o Espírito vos inspirará.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

At 6,8-10.7,54-59: Estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem de pé à direita de Deus.

Nasceu Jesus e a Igreja celebra Santo Estevão. Ele é um dos sete discípulos que os Apóstolos escolheram como diáconos para o serviço da comunidade, porque “cheio de fé e do Espírito Santo” (At 6,5). Com fé prega aos judeus que Jesus é o Messias prometido pelos profetas.

8 Estêvão, cheio de graça e fortaleza, fazia grandes  milagres e prodígios entre o povo.

9 Mas alguns da sinagoga, chamada dos Libertos, dos cirenenses, dos alexandrinos e dos que eram da Cilícia e da Ásia, levantaram-se para disputar com ele.*

10 Não podiam, porém, resistir à sabedoria e ao Espírito que o inspirava.

54 Ao ouvir tais palavras, esbravejaram de raiva e rangiam os dentes contra ele.

55 Mas, cheio do Espírito Santo, Estêvão fitou o céu e viu a glória de Deus e Jesus de pé à direita de Deus:

56 Eis que vejo, disse ele, os céus abertos e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus.

57 Levantaram então um grande clamor, taparam os ouvidos e todos juntos se atiraram furiosos contra ele.

58 Lançaram-no fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas depuseram os seus mantos aos pés de um moço chamado Saulo.

59 E apedrejavam Estêvão, que orava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.

Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

Mt 10,17-22 = Nos tribunais o Espírito vos inspirará.

17 Cuidai-vos dos homens. Eles vos levarão aos seus tribunais e açoitar-vos-ão com varas nas suas sinagogas. 18 Sereis por minha causa levados diante dos governadores e dos reis: servireis assim de testemunho para eles e para os pagãos.

19 Quando fordes presos, não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer: naquele momento ser-vos-á inspirado o que haveis de dizer. 20 Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós.

21 O irmão entregará seu irmão à morte. O pai, seu filho. Os filhos levantar-se-ão contra seus pais e os matarão. 22 Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

Estêvão é o primeiro discípulo que dá testemunho de Jesus até entregar sua vida: O amor de Estêvão é sua resposta ao amor de Jesus.

Nele se realiza de modo exemplar o mártir como imitador do Cristo: ele contempla a glória do Ressuscitado, entrega-lhe seu espírito, perdoa aos que o apedrejam (At 7,55. 59-60).

Nele se realiza a profecia de Jesus: “Sereis perseguidos por causa do meu nome”. O mal sempre combaterá contra o bem.

Hoje Jesus prepara-nos para sermos cristãos também nas dificuldades da perseguição e encoraja-nos a aceitá-la e a encará-la como algo significativo em nossas vidas. Jesus avisa-nos de que isso é normal na vida cristã, pois o verdadeiro testemunho traz consigo a perseguição. Isso não deveria desconcerta-nos. A perseguição por causa de Cristo é uma bênção. Ela torna a fé cristã mais madura quando a perseverança é posta à prova, assim como a capacidade de “escolher entre Cristo e o mundo”.

A fortaleza dos mártires abre os olhos das pessoas honestas. Saulo é testemunha do apedrejamento (At 8,1), mas se converterá tornando-se o apóstolo das nações.

Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.

Estêvão, você recebeu o Espírito Santo e logo se dispôs a servir a comunidade na pregação do Evangelho e na ajuda aos pobres. Não eram tempos fáceis por causa da perseguição movida pelo Sinédrio dos judeus, mas você se consagrou com generosidade à sua nova missão. Você seja o modelo dos discípulos missionários quando encontrarem dificuldades e perseguição.

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

Em preparação ao Natal, o patriarca caldeu Louis Raphael I Sako pediu a todos os cristãos do Patriarcado caldeu para observar o “jejum especial” pela paz nos dias 21, 22 e 23 de dezembro.

A fé pode reconhecer a presença do Senhor que está vivo e em ação entre nós, “com amor e misericórdia”.Estes dias de “jejum especial” pela paz – acrescenta o cardeal Sako – podem ser dias de oração e penitência, de abstinência do consumo de carne, peixe e álcool, e também de abster-se a se entregar a comportamentos e atitudes viciosas, como a maledicência, a mentira, a inveja, o orgulho, a soberba e a ganância, fazendo, ao invés, obras de caridade como apoiar iniciativas em favor das famílias mais necessitadas.

Leave a comment