1 Adv Segunda f.
Mt 8,5-11 = Os pagãos, estrangeiros, entrarão no Reino!
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
5 Entrou Jesus em Cafarnaum. Um centurião veio a ele e lhe fez esta súplica:
6 Senhor, meu servo está em casa, de cama, paralítico, e sofre muito.
7 Disse-lhe Jesus: Eu irei e o curarei.
8 Respondeu o centurião: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado.
9 Pois eu também sou um subordinado e tenho soldados às minhas ordens. Eu digo a um: Vai, e ele vai; a outro: Vem, e ele vem; e a meu servo: Faze isto, e ele o faz…*
10 Ouvindo isto, cheio de admiração, disse Jesus aos presentes: Em verdade vos digo: não encontrei semelhante fé em ninguém de Israel.
11 Por isso, eu vos declaro que multidões virão do Oriente e do Ocidente e se assentarão no Reino dos céus com Abraão, Isaac e Jacó,
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Os pagãos não tiveram profetas como o povo de Israel, eram desprezados como pecadores e os judeus não entravam nas casas dos pagãos para não se contaminar.
O centurião não pertence ao povo judeu, é pagão, mas é solidário com o seu servo e com humildade pede a cura dele.
Sendo que o povo pensava que Jesus devia estar perto do doente para curar, o Senhor e se dispõe ir até a casa do centurião e atender ao pedido.
8 Respondeu o centurião: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado.
O soldado romano pede a cura porque tem fé em Jesus, mas é pagão e sente-se indigno de receber o Senhor. Então por respeito confessa que não é necessário ir até a casa dele, basta que ele dê uma ordem de longe para curar.
A fé do centurião é simples e humilde, e Jesus se alegra por esta disposição que é própria do reino de Deus, e vê que pagãos e estrangeiros, povos de todas as nações entrarão no Reino de Deus em maior número do que os judeus.
Os judeus são os filhos do Reino porque preparados pelos profetas, mas por orgulho recusam aceitar Jesus e seu ensinamento, assim se excluem do Reino de Deus.
É a fé em Jesus que salva. Jesus cura porque tomou sobre si as nossas enfermidades. Todos são convidados a participar do Reino de Deus. Depende das atitudes de cada um: humildade, solidariedade para sermos capazes de acolher o Reino do Cristo que vem.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Senhor Jesus, quero ser fiel ao evangelho. Dá-me uma fé simples e humilde, que acolhe a graça do Espírito Santo, fiel às suas inspirações, também quando são contrárias à opinião do mundo. Me dá a sensibilidade de reconhecer todo o bem que fazem as pessoas ao meu redor, também se não frequentam a Igreja junto comigo, porque o que vale é o amor ao próximo e a humildade perante Deus.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
Oração final:
Isaias 2,1-5 = Visão da Nova Sião, capital do reino messiânico: estrangeiros, entrarão no Reino!
1 Visão de Isaías, filho de Amós, acerca de Judá e Jerusalém.
2 No fim dos tempos acontecerá que o monte da casa do Senhor estará colocado à frente das montanhas, e dominará as colinas. Para aí acorrerão todas as gentes,*
3 e os povos virão em multidão: Vinde, dirão eles, subamos à montanha do Senhor, à casa do Deus de Jacó: ele nos ensinará seus caminhos, e nós trilharemos as suas veredas. Porque de Sião deve sair a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor.
4 Ele será o juiz das nações, o governador de muitos povos. De suas espadas forjarão relhas de arados, e de suas lanças, foices. Uma nação não levantará a espada contra outra, e não se arrastarão mais para a guerra.
5 Casa de Jacó, vinde, caminhemos à luz do Senhor.
O Senhor reúne todas as nações para Nova Sião: A Igreja é a semente do Reino de Deus que Jesus formou para ser o centro de atração e irradiação do Reino de Deus. Agora os cristãos iluminam as nações pelo seu modo de viver a caridade confiando em Deus.