TEMPO DO ADVENTO

No tempo de ADVENTO a Igreja nos prepara para acolher Jesus, o Messias prometido pelos Profetas do Antigo Testamento.

A leitura orante da Palavra de Deus nos ajuda a meditar como Pai fez o anúncio do Mistério de Cristo aos profetas que esperaram o Messias durante o Antigo Testamento.
Chamou Abraão para sair do meio dos pagãos, e formar um povo que adora o único Deus na pureza do coração. Assim foi formando o Povo Hebreu, que, por meio do Profeta Moisés, tirou da escravidão do Egito e fez a Aliança no Monte Sinai. Moisés prometeu que Deus enviará outro grande Profeta para guiar o seu povo, e o povo esperava este Profeta-Messias.
Depois Deus ajudou Josué a conquistar a Terra Prometida onde a Aliança era vivida pelas doze tribos de Israel.
Este povo quis ser governado por um rei: Saul, Davi e depois Salomão, que cobravam impostos pesados. Então Deus através dos profetas prometeu enviar o Rei-Messias para governar na justiça e na paz. E os profetas continuamente chamavam o rei, os sacerdotes do Templo e o povo Hebreu para viver a pureza da Aliança do Sinai. Assim sempre continuou viva a esperança no Messias, profeta e rei.

Na nossa Iniciação à vida cristã durante o Advento é necessário meditar nestes acontecimentos da Antiga Aliança e nos preparar para acolher o Messias que vem fazer a Nova Aliança.

No Advento celebramos a Encarnação de Jesus que se fez nosso irmão para assumir e salvar a humanidade pecadora e meditamos nos evangelhos como Deus preparou Maria e José e o casal Ana e Zacarias pata acolher o Messias.
No Advento celebramos a Vinda de Jesus no coração de cada discípulo que fica vigiando e orando para viver o Reino de Deus.
No Advento celebramos também a Vinda gloriosa de Jesus no fim dos tempos quando virá para fazer seus discípulos participar da glória que ele recebe do Pai. Então eles verão o Filho do homem vindo numa nuvem com grande poder e glória: Jesus na encarnação se apresentou em nossa fraqueza mortal, mas no final dos tempos voltará com todo o poder divino para fazer a criação participar de sua glória.

VIGIAR: Quem é discípulo de Jesus tem esperança, e não se deixa abalar pelo medo, mas fica alegre, de cabeça erguida, porque Jesus vem libertar de todo mal. É necessário ficar em oração preparados para estes acontecimentos: saber renunciar às seduções para manter-nos livres de apego ao nosso conforto e prontos para o encontro com o Senhor.

Leave a comment