Peregrinação aos Santuários

Moscou (AsiaNews) – A temporada de verão na Rússia mostrou um fenômeno significativo: o grande aumento das longas peregrinações aos santuários do país. Isso foi revelado por uma investigação de Moskovskij Komsomolets. Já havia surgido com a pandemia, e o mesmo acontece com a agressão contra a Ucrânia. Muitos russos buscam o conforto de santos e ícones sagrados, juntamente com a bênção de monges e “starets” (místicos) em lugares sagrados, muitas vezes distantes.

Na Rússia, durante os meses de verão, acontecem as grandes peregrinações dos fiéis ortodoxos aos grandes santuários:
São pelo menos vinte Santuários, e em torno deles se cria uma comunidade de fiéis e pessoas em busca de conforto e sentido nos trágicos acontecimentos atuais.

A mais grandiosa e solene das peregrinações é a que acontece de São Petersburgo a Ecaterimburgo: 3.500 quilômetros a pé ao longo de três meses e meio, em um fluxo ininterrupto entre maio e julho.

A verdadeira peregrinação, de acordo com as antigas tradições russas, envolve a maior participação possível do povo, e mesmo nos tempos soviéticos as pessoas se reuniam apesar das proibições oficiais, quando as peregrinações eram consideradas “manifestações ilegais”.

A maior reunião dos “portadores da cruz” este ano foi a viagem do “grande filme” de Kirov, ao longo do rio Vyatka, um grande afluente do Volga, até o local onde o ícone milagroso de São Pedro Nicholas foi encontrado na aldeia de Velikoretskoe. As comemorações solenes de 8 de junho reuniram cerca de 25 mil pessoas.

Muitos peregrinos disseram ter feito a peregrinação por compaixão pelos que sofrem com a guerra, tanto entre os agredidos como entre os patriotas e os mobilizados e suas famílias, sem saber como encontrar a paz interiormente.

A peregrinação combina os sentimentos do “cristianismo militante”, retratando o desfile do Exército Celestial, com a humilhação da jornada dos penitentes: em ambos os casos, é considerado o único caminho possível para a redenção. procurando abster-se do fumo e do álcool e escutar as advertências dos santos monges que convidam a confiar somente em Deus, e não nos desígnios dos homens: “É Ele que vos conduz à verdadeira meta da peregrinação da vida”.

Leave a comment