28 Comum Terça f.=
Lc 11,37-41 = Limpar o interior, não apenas a aparência.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
37 Enquanto Jesus falava, pediu-lhe um fariseu que fosse jantar em sua companhia. Ele entrou e pôs-se à mesa.
38 Admirou-se o fariseu de que ele não se tivesse lavado antes de comer.
39 Disse-lhe o Senhor: Vós, fariseus, limpais o que está por fora do vaso e do prato, mas o vosso interior está cheio de roubo e maldade!
40 Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o conteúdo?
41 Dai antes em esmola o que possuís, e todas as coisas vos serão limpas.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Os fariseus ensinam que no mundo tudo é impuro, está contra o culto a Deus. Voltando em casa do mercado, eles lavam as mãos, os alimentos, o vasilhame, e acham que assim, tudo está puro para o culto a Deus. Então, antes da refeição é necessário lavar e purificar as mãos.
Este fariseu fica admirado porque Jesus, chegando de viagem, não faz as purificações de rito e critica Jesus porque não observa os ritos de costume.
Jesus manifesta a verdade que é fundamento de todo comportamento religioso: esclarece que a pureza que Deus gosta é interior. Deus é espírito, é servido na pureza do coração. A purificação exterior vale quando é sinal da purificação interior. Nós devemos estar puros dentro de nosso coração: renunciar a roubos, a imoralidades, e dar esmola, ajudar o próximo na necessidade, porque o amor purifica o coração. O coração se manifesta em modo bem concreto quando por amor tiramos do que é nosso para ir ao encontro de quem precisa. É farisaísmo, é falsidade, é fazer o rito somente por obrigação, sem comprometer o coração.
Todas as religiões têm seus ritos para manifestar exteriormente àquela atitude interior de devoção para Deus. Devemos saber que o importante não é cumprir o rito, mas manifestar sinceramente o sentimento que está dentro de nosso coração.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Jesus, você anuncia o Evangelho em qualquer situação, quando é necessário diz a verdade sem se acanhar e sem ofender.
Hoje estamos convivendo com pessoas que pensam diferente de nós, e às vezes pode haver um choque de costumes e mentalidades diferentes. Ajuda-nos a discernir onde está a verdade que você nos ensinou e viver nossa fé sem acanhamento. Você nos ensinou a amar e respeitar as pessoas também quando não concordamos com seu modo de fazer.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
Oração final: