LEITURA ORANTE – “Alegrai-vos de que os vossos nomes estão escritos nos céus” – Sábado 01/10/2022

26 Comum Sábado
Lc 10,17-24 = Alegria do evangelizador:
Alegrai-vos de que os vossos nomes estão escritos nos céus.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

17 Voltaram alegres os setenta e dois, dizendo: Senhor, até os demônios se nos submetem em teu nome!
18 Jesus disse-lhes: Vi Satanás cair do céu como um raio.
19 Eis que vos dei poder para pisar serpentes, escorpiões e todo o poder do inimigo.*
20 Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos estão sujeitos, mas alegrai-vos de que os vossos nomes estejam escritos nos céus.

21 Naquele mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado.
22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.*
23 E voltou-se para os seus discípulos, e disse: Ditosos os olhos que vêem o que vós vedes,
24 pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

Os discípulos voltam da missão repletos de alegria porque experimentaram a ação do Espírito Santo libertando as pessoas.
E Jesus esclarece: “Vocês expulsaram demônios, mas não é seu merecimento. Eu vós dei este poder em favor de seus irmãos que sofrem. Mas fiquem alegres porque seus nomes estão escritos nos céus, no coração de Deus.

Jesus vê o resultado da missão dos discípulos, exulta de alegria no Espírito Santo e louva ao Pai porque os humildes e pequenos abrem seu coração para Deus: “Eu te louvo Pai, Senhor do céu e da terra”.
Os sábios, inteligentes e espertos deste mundo veem só o que está passando na frente de seus olhos, mas não veem toda a realidade, não querem ver os acontecimentos com o olhar de Deus e não compreendem as coisas do Reino de Deus.
Jesus disse: “Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus”. O Pai se revela aos pequenos, aqueles que têm o coração puro, simples, humildes.

Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Jesus está em intimidade com o Pai, e o revela a seus discípulos.
Deus é amor puro, só quem tem coração puro vê a Deus, mas quem é interesseiro está longe de Deus. Deus é manso e humilde, só quem é manso e humilde entra em intimidade com Deus, quem é orgulhoso e violento está longe de Deus.
Deus é simples e generoso, só quem é simples e generoso acolhe a Deus, mas quem está cheio de si não tem lugar para Deus.

Na evangelização necessário confiar em Deus e abandonar-se a sua misericórdia, o que Deus permitir está bem. A conversão acontece quando as pessoas veem as obras de Deus nos evangelizadores, que com amor se entregam para o bem dos necessitados.
Através de mim Deus quer manifestar-se aos outros. É Deus que através de mim realiza todo o bem. É necessário sentir-se pequeno para confiar em Deus, e para poder confiar é necessário sentir que eu não existia, agora eu estou aqui porque ele me deu a vida: tudo que eu tenho é de Deus.

Felizes vossos olhos porque veem que Deus está se manifestando, e através de Jesus derrama sua misericórdia sobre suas criaturas. Os profetas falaram e escreveram sobre o Messias, mas agora os discípulos estão vendo e tomando parte à sua ação.

3º ORAR. Dialogar com Deus
Jesus, também nós agora estamos participando da felicidade de seus primeiros discípulos. Dá-nos o seu Espírito para ver sua ação em todos os cristãos que amam o próximo, nos missionários que deixam sua terra para levar o Reino do Pai a outras terras. Obrigado porque, em nossa fraqueza, também nós estamos participando desta missão que mostra a bondade do Pai.

4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.
Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.

Quando alcançamos uma graça, devemos nos alegrar e agradecer a Deus, mas sempre dizer “é Deus que faz essas maravilhas”. Nossa verdadeira felicidade está na intimidade com Deus.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

Pedimos o dom do Espírito Santo sobre a Igreja na caminhada do Sínodo.

Aqui estamos diante de vós, Espírito Santo: estamos todos reunidos no vosso nome.
Vinde a nós, assisti-nos, descei aos nossos corações.
Ensinai-nos o que devemos fazer, mostrai-nos o caminho a seguir, todos juntos.
Não permitais que a justiça seja lesada por nós, pecadores, que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas nos torne parciais, para que sejamos um em vós, e nunca nos separemos da verdade.
Pedimos isso a vós, que, sempre e em toda parte, agis em comunhão com o Pai e o Filho pelos séculos dos séculos. Amém.

Leave a comment