LEITURA ORANTE – “Pedido dos filhos de Zebedeu” – Segunda-feira 25/07/2022

SÃO TIAGO, APÓSTOLO

Festa = Mt 20,20-28 Pedido dos filhos de Zebedeu
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

20 Nisso aproximou-se a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e prostrou-se diante de Jesus para lhe fazer uma súplica.
21 Perguntou-lhe ele: Que queres? Ela respondeu: Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda.
22 Jesus disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu devo beber? Sim, disseram-lhe.
23 De fato, bebereis meu cálice. Quanto, porém, ao sentar-vos à minha direita ou à minha esquerda, isto não depende de mim vo-lo conceder. Esses lugares cabem àqueles aos quais meu Pai os reservou.

24 Os dez outros, que haviam ouvido tudo, indignaram-se contra os dois irmãos.
25 Jesus, porém, os chamou e lhes disse: Sabeis que os chefes das nações as subjugam, e que os grandes as governam com autoridade.
26 Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo.
27 E o que quiser tornar-se entre vós o primeiro, se faça vosso escravo.
28 Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão.*

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

Jesus está encaminhando-se para Jerusalém, a cidade do Rei-Messias.
Os discípulos tem ainda uma concepção política do messianismo: um dia Jesus triunfará e ocupará o trono de “glória”. Tiago e João sonham com poder e honrarias, suscitando discórdia e competição na comunidade dos discípulos. A mãe pede a Jesus o que ela acha melhor para os filhos: Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda.

Jesus os adverte que não compreendem que o Reino de Deus é diferente dos reinos humanos. Então anuncia que o destino do Messias é beber o cálice da justiça, carregando as consequências do pecado da humanidade. Os dois afirmam que querem acompanhar Jesus em tudo, então Jesus promete que um dia, os dois irmãos compartilharão sorte do Mestre, até o martírio.

Na comunidade de Jesus a autoridade não é exercício de poder, mas serviço que se exprime na entrega de si mesmo para o bem comum. O modo de exercer o poder no mundo civil é autoritário e tirânico: não pode servir de modelo para a comunidade de Jesus.
E o que quiser tornar-se entre vós o primeiro, se faça vosso escravo. Jesus mostra que a única coisa importante para os discípulos é seguir o exemplo do Mestre: a grandeza e a primazia no reino é servir e não ser servido. Na Igreja haverá autoridade, mas vai ser exercida com espírito de serviço, e não por desejo de poder

Orar adorar, agradecer, pedir perdão a Jesus

Senhor Jesus, o discípulo Tiago amava você tanto que deixou tudo para estar com você. Porém ainda não compreendia bem a sua missão de salvar a humanidade do pecado. Nós também queremos estar com você no seu Reino, mas descobrimos muito devagar a sua realidade: gostamos do sucesso, e temos medo do sofrimento. Conserva-nos em sua intimidade, para que perseveremos com amor no serviço aos irmãos também quando não compreendemos.

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

Nascido em Betsaida, Tiago e João eram filhos do pescador Zebedeu e de Salomé.
Este casal formou uma família de grande fé: a própria mãe junto com os filhos se tornou discípula de Jesus e o acompanhava junto com outras discípulas assistindo-o com seus bens.
Salomé acompanhou Jesus até a cruz, e junto com as mulheres no terceiro dia foi ao sepulcro para ungir o corpo de Jesus, e o anjo lhes anunciou que Jesus estava vivo.

Tiago estava trabalhando na pesca junto com o pai e com seu irmão João, e foi chamado por Jesus a ser discípulo d’Ele. Aceitou o chamado do Mestre e, deixando tudo, seguiu os passos do Senhor.
Dentre os doze apóstolos, São Tiago foi um grande amigo de Nosso Senhor fazendo parte do grupo mais íntimo de Jesus (formado por Pedro, Tiago e João) testemunhando, assim, milagres e acontecimentos como a cura da sogra de Pedro, a ressurreição da filha de Jairo, a Transfiguração de Jesus.
De caráter impetuoso, quando ao chegar Jesus com sua comitiva à terra dos samaritanos, estes lhe interditaram a entrada. João e Tiago viram neste fato uma afronta a Cristo e exprimiram sua indignação com estas palavras: “Queres, Senhor, que mandemos cair fogo do céu sobre esta cidade, para consumi-la?”. Jesus os chamou “Boanerges, filhos do trovão” e os repreendeu dizendo: “Vós não sabeis de que espírito sois! O Filho do Homem não veio para perder, mas para salvar as almas” (Lucas 9:54).
Com Pedro e João é chamado a vigiar com Jesus no Getzemani.

Após a vinda do Espírito Santo em Pentecostes São Tiago correspondeu concretamente aos desígnios de Deus. O livro dos Atos dos Apóstolos, narra que São Tiago, o foi o primeiro dentre os doze apóstolos a derramar o próprio sangue pela causa do Evangelho: “Por aquele tempo, o rei Herodes tomou medidas visando maltratar alguns membros da Igreja. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João” (At 12,1-2).

No século VIII, quando a Palestina caiu em poder dos muçulmanos, um grupo de espanhóis trouxe os restos de são Tiago, o Maior, à cidade espanhola de Iria. Mais tarde, naquele local, o rei Afonso II mandou construir uma igreja e um mosteiro, dedicados a são Tiago, o Maior, com isso a cidade de Iria passou a chamar-se Santiago de Compostela, ou seja, do campo da estrela. Desde aquele tempo até hoje, o santuário de Santiago de Compostela é um dos mais procurados pelos peregrinos do mundo inteiro, que fazem a pé o trajeto chamado “Caminho de São Tiago de Compostela”.

Leave a comment