Mt 13,1-9 = Parábola do Semeador.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
1 Naquele dia, saiu Jesus e sentou-se à beira do lago.
2 Acercou-se dele, porém, uma tal multidão, que precisou entrar numa barca. Nela se assentou, enquanto a multidão ficava à margem.
3 E seus discursos foram uma série de parábolas.
4 Disse ele: Um semeador saiu a semear. E, semeando, parte da semente caiu ao longo do caminho; os pássaros vieram e a comeram.
5 Outra parte caiu em solo pedregoso, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque a terra era pouco profunda.
6 Logo, porém, que o sol nasceu, queimou-se, por falta de raízes.
7 Outras sementes caíram entre os espinhos: os espinhos cresceram e as sufocaram.
8 Outras, enfim, caíram em terra boa: deram frutos, cem por um, sessenta por um, trinta por um.
9 Aquele que tem ouvidos, ouça.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Jesus se assentou na barca, enquanto a multidão ficava à margem. Jesus prega para a multidão, onde há todo tipo de ouvintes: Alguns que já se converteram e são discípulos, outros procuram uma cura, pecadores que Jesus quer converter, escribas e fariseus que tem inveja do sucesso de Jesus, fazem oposição e procuram alguma armadilha para desacreditá-lo frente ao povo.
3 E seus discursos foram uma série de parábolas. Parábolas são narrativas simples que podem ilustrar fatos importantes da vida.
Jesus ensina: “Não jogueis vossas pérolas aos porcos, para que eles não vos devorem”. Em público Jesus não anuncia claramente os mistérios do amor de Deus, mas ensina ao povo em parábolas, assim quem tiver interesse de compreender procurará mais o sentido da parábola.
4 Disse ele: Um semeador saiu a semear. A PALAVRA DE DEUS é MANIFESTAÇÃO DE DEUS, é como uma semente que tem a força vital. Jesus descreve os vários modos de acolher a Palavra. Alguns acolhem bem e outros fecham o coração. As paixões, os interesses, as teorias humanas sufocam esta palavra. Também quem acolhe a Palavra às vezes não é constante, logo esquece quando vêm outras solicitações, quando vem as dificuldades.
8 Outras, enfim, caíram em terra boa: deram frutos, cem por um, sessenta por um, trinta por um. DEUS MANIFESTA a nós o que ele está fazendo por nós e o que ele quer de nós. Esta manifestação chega a nós por vários caminhos: o interior da consciência, algum acontecimento marcante, uma graça recebida, ou um sofrimento, a pregação da Igreja, a leitura da Sagrada Escritura, uma profecia. O terreno somos nós, é nosso coração que acolhe a palavra de Deus: Jesus vê que alguns acolhem a manifestação de Deus com coração aberto, e a palavra produz os frutos. Mas outros escutam a palavra mas não se comprometem.
Também quem não conhece a religião pode ouvir em seu coração esta manifestação de Deus que o leva a produzir os frutos.
9 Aquele que tem ouvidos, ouça, de fato os discípulos que querem saber mais procuram Jesus fora da confusão, na intimidade da casa onde acolhem a palavra sem preconceitos. Somente os de coração puro poderão ver a Deus e compreenderão sua manifestação.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Jesus, você sempre fez a vontade do Pai. Sabemos que o Pai não força ninguém a obedecer a seus mandamentos, porque ele quer uma resposta de amor. Pedimos um coração puro do orgulho, humilde, disposto a ouvir, a obedecer, porque quanto mais obedecemos a Deus mais receberemos as disposições interiores para segui-lo.Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.