Mt 9,32-38 = Compaixão de Jesus pelo povo que sofre. Ele ensina e cura.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus. O que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
32 Logo que se foram, apresentaram-lhe um mudo, possuído do demônio.
33 O demônio foi expulso, o mudo falou e a multidão exclamava com admiração: Jamais se viu algo semelhante em Israel.
34 Os fariseus, porém, diziam: É pelo príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios.
35 Jesus percorria todas as cidades e aldeias. Ensinava nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo mal e toda enfermidade.*
36 Vendo a multidão, ficou tomado de compaixão, porque estava enfraquecida e abatida como ovelhas sem pastor.
37 Disse, então, aos seus discípulos: A messe é grande, mas os operários são poucos.
38 Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Nesta existência terrena somos limitados pelos limites naturais da criação e pelas diferenças causadas pelo egoísmo humano. O Povo está desorientado e sem organização. O demônio prende as pessoas ao seu egoísmo, sem vontade de se abrir aos outros, e Jesus sente compaixão e as liberta colocando o amor de Deus.
Há pessoas que criticam e até acusam Jesus de agir pelo poder dos demônios.
Mas Jesus não se importa e continua sua missão de anunciar o amor de Deus.
Jesus sente compaixão e se dedica aos necessitados até com ações extraordinárias. As pessoas ficam felizes vendo Jesus que se interessa por elas.
Jesus confia no amor de seus discípulos e os envia anunciar o Reino dos céus. Deus quer salvar servindo-se de nós, seus amigos, e nos envia como mensageiros, seus ministros. Quem recebeu uma graça sente-se feliz e espontaneamente quer partilhar e contar para os outros as maravilhas de Deus.
Deus quer você trabalhando em primeiro lugar com amor e misericórdia e semeando a Palavra de Deus e no cultivando até a messe ficar madura.
É necessário sentir compaixão pelo povo que sofre, e evangelizar. A Evangelização é uma atividade superior às forças humanas: converter o coração, perdoar os pecados e doar o Espírito Santo é obra que somente Deus pode fazer. Ninguém pode ir por conta própria, ou fazer do próprio jeito. A vocação não é uma decisão humana, mas divina, vem de Deus. Por isso devemos pedir ao Pai que chame e envie muitos operários para sua messe.
É porque Deus colocou a oração como meio necessário em nossa convivência com ele. Na intimidade da oração assumimos compromissos com Deus e alcançamos as graças necessárias. É necessário meditar sobre este pedido de Jesus e orar.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Pai do céu, Senhor da messe, quero pedir por todos aqueles que não conhecem o seu amor. Andam envolvidos pelas necessidades e pelos interesses materiais, e ainda não experimentaram o seu carinho e sua misericórdia. Envia operários para sua messe, toque o coração de nossos jovens para que sejam generosos e se dediquem a seus irmãos. Eu também quero me engajar nesta missão na minha família e na comunidade.Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.