Jo 3,7-15 = Jesus a Nicodemos: dizemos o que sabemos.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
7 Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito.*
9 Replicou Nicodemos: Como se pode fazer isso?
10 Disse Jesus: És doutor em Israel e ignoras estas coisas!…
11 Em verdade, em verdade te digo: dizemos o que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas não recebeis o nosso testemunho.
12 Se vos tenho falado das coisas terrenas e não me credes, como crereis se vos falar das celestiais?
13 Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu.*
14 Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem,*
15 para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Como todo bom Judeu, também Nicodemos esperava o Messias, o Filho do homem que vem sobre as nuvens do céu para libertar o povo judeu do domínio dos inimigos. Nicodemos procurou Jesus para conhecer a verdade de Deus.
Jesus responde que as coisas deste mundo exercem forte atração sobre nós. é necessário nascer do Espírito para conhecer a verdade de Deus. Somos batizados e mergulhados no Espírito Santo. Quem segue o Espírito não se deixa dominar pelos interesses e instintos humanos, e prefere seguir a inspiração que Deus coloca em nosso coração para fazer o bem.
Jesus conhece as coisas de Deus porque veio de Deus. “Damos testemunho daquilo que vimos”. Jesus fala com autoridade do Reino de Deus porque vive em união com o Pai, e pede para Nicodemos uma fé firme. Esta fé depende do Espírito Santo. Quando seguimos critérios humanos não podemos compreender os sinais de Deus. Para compreender e viver as coisas de Deus é necessária a luz do Espírito Santo.
Durante sua vida terrena Jesus foi pouco compreendido, porque todo mundo esperava um messias político. Só depois da morte e ressurreição os discípulos poderão compreender a realidade de Jesus.
É necessário que o Filho do homem seja levantado, seja glorificado, para doar o Espírito Santo. Porém ele vai entrar na glória ao ser levantado na cruz para expiar o pecado. É necessário olhar para a cruz, da qual Cristo nos oferece a salvação. Só quem nasce do Espírito tem disposição para compreender e viver a cruz. Quem raciocina com critérios humanos não aceita a cruz, não chegará à glória.
O testemunho cristão é sempre fruto da contemplação.
Precisamos possuir a experiência da fé que evangelizamos.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Jesus, Nicodemos era um homem honesto, procurou você de noite para não ser notado pelos seus colegas, para não ser expulso da sinagoga. Só depois que você morreu na cruz, teve a coragem de se manifestar e levou a mirra para sua sepultura. Ajuda-nos a ter sempre coragem de manifestar que somos seus discípulos no meio de colegas que estão afastados da fé. Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.