LEITURA ORANTE – “Anúncio da Ressurreição” – Sábado 16/04/2022

Lc 24,1-12 = Anúncio da Ressurreição.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

1 No primeiro dia da semana, muito cedo, as mulheres dirigiram-se ao sepulcro com os aromas que haviam preparado.

2 Acharam a pedra removida longe da abertura do sepulcro.

3 Entraram, mas não encontraram o corpo do Senhor Jesus.

4 Não sabiam elas o que pensar, quando apareceram em frente delas dois personagens com vestes resplandecentes.

5 Como estivessem amedrontadas e voltassem o rosto para o chão, disseram-lhes eles: Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo?

6 Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como ele vos disse, quando ainda estava na Galiléia:

7 O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores e crucificado, mas ressuscitará ao terceiro dia.

8 Então elas se lembraram das palavras de Jesus.

9 Voltando do sepulcro, contaram tudo isso aos Onze e a todos os demais.

10 Eram elas Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; as outras suas amigas relataram aos apóstolos a mesma coisa.

11 Mas essas notícias pareciam-lhes como um delírio, e não lhes deram crédito.

12 Contudo, Pedro correu ao sepulcro; inclinando-se para olhar, viu só os panos de linho na terra. Depois, retirou-se para a sua casa, admirado do que acontecera.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

O primeiro dia depois do descanso do sábado é dia de trabalho normal, e as mulheres providenciam os aromas para completar o rito que na sexta feira ficou incompleto.

Conhecem bem a localização do túmulo, mas com tristeza não encontram o corpo do “Senhor Jesus”. Dois anjos explicam: “Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo?” Não está aqui, mas ressuscitou. Lembram as palavras que Jesus começou a dizer aos discípulos ainda na Galileia, ao iniciar a longa viagem rumo a Jerusalém. As mulheres não precisam de outras explicações, e acreditam.

Voltando do sepulcro, contam tudo isso aos Onze e a todos os demais que estão no cenáculo. Mas os discípulos não dão crédito às mulheres.

Jesus ressuscitou e na Vigília Pascal celebramos a RESSURREIÇÃO DE JESUS.

Todos os gestos da Vigília Pascal querem ressaltar o acontecimento fundamental da noite: a Ressurreição do Senhor, Sua passagem da morte para a vida.

Na noite da Vigília Pascal acendemos o grande CÍRIO PASCAL que representa Jesus ressuscitado presente no meio dos cristãos reunidos. A celebração é uma vigília em honra ao Senhor, de maneira que os fiéis, tenham acesas as lâmpadas, como os que aguardam seu Senhor chegar, para que, os encontre em vigília e os convide a sentar à sua mesa.

Com as leituras da Sagrada Escritura contemplamos como Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Tudo era muito bom.

Mas esta imagem foi destruída pelo pecado, e Deus com o dilúvio purificou a humanidade.

Também escutamos como Deus libertou o povo dos Hebreus das mãos dos egípcios para fazer com ele a Primeira Aliança no Monte Sinai.

E Escutamos a profecia de Isaías em que Deus promete a Nova Aliança. “Vós todos que estais com sede, vinde às águas”.

Jesus Cristo pela sua morte e ressurreição realizou a Nova Aliança. Cristo ressuscitado é o começo da nova vida, da nova criação que Deus preparou para nós em Cristo. Como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova. A partir do corpo de Jesus ressuscitado Deus renova a humanidade. Jesus nos faz participar dos bens de sua ressurreição, renovando nossa vida interior. É Jesus Cristo que pela sua morte e ressurreição realizou a Nova Aliança, e agora a partir da fé e das águas do Batismo nos faz participar dos bens de sua ressurreição, renovando nossa vida interior.

Na Vigília Pascal a Comunidade Paroquial celebra o Batismo dos adultos que se prepararam pelo Catecumenato.

Nós que fomos batizados ressuscitamos com Cristo. Como o ramo unido à arvore recebe a seiva vital, assim o Batismo é nossa união a Cristo. E participamos dos mesmos mistérios de Cristo: Com ele passamos da morte para a vida.  Na celebração da Vigília pascal nós renovamos as promessas do nosso batismo.

Agora renascemos no Espírito, e a ressurreição de Jesus começa em nosso espírito, em nossa vivência como filhos de Deus. Vai chegar o dia em que Jesus vai nos fazer participar da ressurreição de seu corpo glorioso.

Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.

Jesus Cristo, você é o Servo de Deus, se fez por nós obediente até à morte, e morte de Cruz. Por isso Deus exaltou você na ressurreição e lhe deu uma existência renovada, poderosa, superior, que está acima de todas as outras existências. Por isso agora você é a fonte de salvação para todos os que invocam o seu nome. Ajuda-nos a viver como você, confiando na ressurreição.Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.