LEITURA ORANTE – “Cura do filho de um oficial em Cafarnaum” – Segunda-feira 28/03/2022

Jo 4,43-54 = Cura do filho de um oficial em Cafarnaum.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo.

43 Passados os dois dias, Jesus partiu para a Galiléia.

44 (Ele mesmo havia declarado que um profeta não é honrado na sua pátria.)

45 Chegando à Galiléia, acolheram-no os galileus, porque tinham visto tudo o que fizera durante a festa em Jerusalém; pois também eles tinham ido à festa.

46 Ele voltou, pois, a Caná da Galiléia, onde transformara água em vinho. Havia então em Cafarnaum um oficial do rei, cujo filho estava doente.*

47 Ao ouvir que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi a ele e rogou-lhe que descesse e curasse seu filho, que estava prestes a morrer.

48 Disse-lhe Jesus: Se não virdes milagres e prodígios, não credes…

49 Pediu-lhe o oficial: Senhor, desce antes que meu filho morra!

50  Vai, disse-lhe Jesus, o teu filho está passando bem! O homem acreditou na palavra de Jesus e partiu.

51 Enquanto ia descendo, os criados vieram-lhe ao encontro e lhe disseram: Teu filho está passando bem.

52 Indagou então deles a hora em que se sentira melhor. Responderam-lhe: Ontem à sétima hora a febre o deixou.*

53 Reconheceu o pai ser a mesma hora em que Jesus dissera: Teu filho está passando bem. E creu tanto ele como toda a sua casa.

54 Esse foi o segundo milagre que Jesus fez, depois de voltar da Judéia para a Galiléia.

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.

O funcionário do rei Herodes Antipas, mora em Cafarnaum. Ouve as notícias sobre Jesus e os milagres que ele tem operado, e vai até Caná pedir a Jesus para curar o próprio filho que está para morrer. Aquele pai ama o filho e insiste: “Senhor vem! Desce antes que o meu filho morra”. Ele tem fé, mas acha que Jesus deve ir perto do doente para curá-lo.

Jesus se queixa de todos aqueles que querem milagres, mas tem fé fraca e não se convertem. Jesus quer a fé viva, portanto quando se queixa, é para despertar a fé que é entrega a Jesus Salvador.

Jesus está em Caná, não desce a Cafarnaum, mas dá a ordem: “Vai. Teu filho vive”.

O oficial acredita ainda antes de ver o milagre. Confia naquilo que Jesus diz e parte. A palavra alcança eficazmente o moribundo. Realmente, quando Jesus dá a ordem, o filho fica curado. O oficial acredita em Jesus Salvador, confia e leva toda a família a confiar em Jesus.

Nós chamamos “milagres” as curas que Jesus opera. O evangelista João as chama “sinais” porque mostram que Jesus é o Messias, o Salvador. Os sinais visíveis podem impulsionar nossa fé, porém a fé deve “firmar-se” em nossa sólida adesão à palavra de Cristo. A salvação é dom de Deus para todos aqueles que se abrem e respondem a esse dom. É importante reconhecermos o poder de Jesus e divulgar o que Jesus faz.

3º Oração:

Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.

Jesus, você veio para que todos tenham vida. A saúde física não dura para sempre, as curas que você realiza são sinais da salvação eterna, total, que é cura de todos os males e do pecado que é a origem da desordem que está na natureza. Você sentiu o amor do pai pelo filho doente, mas antes de curar levou o homem a ter uma fé mais viva para chegar à conversão.

4º Contemplação: Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus. ORAÇÃO FINAL em agradecimento