LEITURA ORANTE – Quem não é contra nós é a nosso favor – Quarta-feira 23/02/2022

Mc 9,38-40 = Quem não é contra nós é a nosso favor

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – A Palavra de Deus é sempre nova e atual.

38 João disse-lhe: Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu nome, e lho proibimos.*

39 Jesus, porém, disse-lhe: Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um prodígio em meu nome e em seguida possa falar mal de mim.

40 Pois quem não é contra nós, é a nosso favor.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome e nós o proibimos porque ele não nos segue”. Os discípulos amam Jesus e o seguem, mas sentem-se privilegiados como se Jesus fosse só deles, e tem ciúme.

Jesus está livre de ciúme e olha para o futuro: “Quem faz milagre em meu nome quer dizer que acredita em mim”.

Quem agora tem fé em Jesus e faz o bem, mas não está acompanhando o grupo dos discípulos, poderá acompanhar mais tarde motivado pelo amor.

O grupo dos discípulos não tem propriedade exclusiva sobre Jesus, mas deve ser fermento, sal e luz no meio da humanidade. O Reino de Deus é maior do que o grupo dos discípulos. Jesus nos ajuda a olhar também aqueles que fazem o bem, mas não acompanham a gente dentro da Igreja, não acompanham nossas comunidades. Eles também podem ser fiéis ao Espírito Santo, eles também, pela sua fé, pela sua confiança em Deus podem fazer o bem, e nós devemos estimá-los.

Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.

Jesus, ajuda-nos a formar um grupo que seja luz no meio da humanidade, mas não dono de você. Ajuda-nos a descobrir e valorizar o bem que o Espírito Santo está operando nas pessoas, também naquelas que não pensam como nós. Ajuda-nos a construir uma convivência de paz.

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

Nestes anos o Papa Francisco está promovendo o Sínodo da Igreja pedindo para que sejam ouvidas também pessoas que não acompanham a Igreja: O importante é reconhecer “O que o Espírito diz às Igrejas”. Apocalipse 2, 7