Mt 16,13-19 = Tu és Pedro
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – A Palavra de Deus é sempre nova e atual.
13 Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?
14 Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas.
15 Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou?
16 Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!
17 Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.*
18 E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.*
19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.*
20 Depois, ordenou aos seus discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Hoje 22 de fevereiro celebramos a Cátedra de São Pedro em Roma. Cátedra significa a Sé, o lugar onde o bispo reside e ensina. O Patriarca da Igreja de Roma é chamado Papa, e na sua pessoa e nos sucessores é o sinal visível da unidade e da comunhão na fé e na caridade.
Pedro é o primeiro dos discípulos a reconhecer o Messias, porque é dócil à voz do Pai. Então Jesus escolhe Pedro para ser pedra fundamental da Igreja, novo povo de Deus. Este povo no meio da humanidade tem a missão de ser luz, sal e fermento, por isso garante a Pedro um carisma do Espírito para não deixar a Igreja desviar do Evangelho. Com linguagem simbólica entrega a missão: as chaves do Reino dos céus representam a responsabilidade (Mt 16,13-19), Pedro será pastor do rebanho de Jesus (Jo 21,15-17), e tem a tarefa de confirmar os irmãos na fé em Jesus (Lc 22,32).
Depois de Pentecostes Pedro tomou a iniciativa de sair pregando ao povo de Jerusalém. Por isso sofreu, foi posto na prisão, e quando saiu de Jerusalém foi para Antioquia da Síria, em seguida para Roma, a capital do império romano, primeiro bispo de Roma, onde sofreu o martírio. Sobre o sepulcro de Pedro foi construída a grande Basílica de São Pedro.
Por causa de Pedro a Igreja de Roma sempre foi considerada a pedra de referência da todas as Igrejas ou dioceses espalhadas pelo mundo.
Durante a historia da Igreja tivemos 266 papas. Agradecemos a Deus porque a maioria dos papas foram pessoas santas, e alguns deram a vida no martírio. A missão do papa é superior às forças humanas, por isso Papa Francisco pede continuamente para rezar por ele, para que possa cumprir sua missão. E nós temos a importante tarefa de rezar pelo papa, e de compreender o seu ensinamento. Ele hoje aplica o Evangelho para a situação atual da Igreja e da humanidade. Ele tem grande sensibilidade, tem seus sofrimentos humanos, mas supera-se como pai que tem amor para todos os seus filhos, ele se entrega à sua missão sem poupar forças.
Alguns papas como seres humanos tiveram falhas em seu comportamento moral. Porém nunca desviaram a Igreja da fé em Cristo e do caminho do Evangelho.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Jesus, hoje em nossa sociedade: Alguns dizem que você é um mestre, um milagreiro, um espírito puro…, mas junto com Pedro nós dizemos que você é o Messias prometido, o Filho de Deus, por isso queremos seguir você em seu caminho.
Oremos pelo nosso Papa Francisco. “Ó Deus, que na vossa Providência quisestes edificar a vossa Igreja sobre São Pedro, chefe dos Apóstolos, fazei com que nosso Papa Francisco, que constituístes sucessor de Pedro, seja para o vosso povo o princípio e o fundamento visível da unidade da fé e da comunhão na caridade. O Senhor o conserve e lhe dê vida e saúde, o faça feliz na terra e o guarde de todos os seus inimigos.”
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.