Mc 8,11-13 = Os fariseus reclamam de Jesus um prodígio.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo.
11 Vieram os fariseus e puseram-se a disputar com ele e pediram-lhe um sinal do céu, para pô-lo à prova.
12 Jesus, porém, suspirando no seu coração, disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo: jamais lhe será dado um sinal.
13 Deixou-os e seguiu de barca para a outra margem.
2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.
Jesus já fez muitos milagres: curou cegos, leprosos, expulsou os demônios, multiplicou pães e peixes. Através destes sinais quer que os judeus compreendam que ele é o Messias esperado realizando o Reino de Deus. Os milagres são um apelo à fé e à conversão para entrar no Reino de Deus. O povo sofrido procurava Jesus e louvava a Deus pelas curas e por todo gesto de bondade.
Os fariseus, por má disposição, atribuem estas curas ao demônio e não reconhecem que vem da bondade de Deus. Agora provocam Jesus pedindo um sinal do céu, algo extraordinário. A intenção deles não é a fé, mas pôr à prova Jesus, para discutir com ele.
Jesus sabe que eles estão de coração fechado e que sempre interpretam mal suas ações, suspira no seu coração, um suspiro que vem do amor que tem por eles e do sofrimento de não poder fazer nada de bom por eles. Ele não dá nenhum sinal, porque nenhum sinal vale para quem não tem disposição. E os priva de sua presença, partindo para evangelizar em outros lugares.
Hoje há igrejas que prometem saúde e bem estar, ficam cheias de pessoas procurando estes benefícios materiais, mas não procuram conversão ao amor de Deus.
A conversão é fruto de amor, e não da força das provas, por isso quem não tem disposição sincera, quem não tem coração puro, não aceitará nenhum sinal, e sempre achará algum motivo para discutir.
3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.
Jesus, você sempre atendeu a quem pedia com fé humilde, mas agora é desafiado pelos fariseus, e diante desta provocação suspira e sofre porque não pode fazer nada diante de corações fechados. Sua resposta é ir embora procurando outras pessoas mais dispostas para acolher o Reino de Deus.
4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão.
O grande sinal do Reino de Deus é Jesus, que por amor se oferece ao Pai como mediador e sacrifício para a Nova Aliança.
Jesus está sempre conosco na Eucaristia. Na adoração ficamos em comunhão com ele e recebemos as graças de seu amor. Às vezes nossa fé gostaria de ver algum sinal extraordinário.
Confiemos na presença de Jesus com sua misericórdia.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento Papa Francisco, ao final do Angelus deste domingo, novamente lembrou a atual crise Ucrânia para expressar seus temores sobre uma situação que parece se agravar a cada dia. “São preocupantes as notícias que vem da Ucrânia. Confio à intercessão da Virgem Maria e à consciência dos líderes políticos, para que sejam feitos todos os esforços pela paz. Rezemos em silêncio”.