Isaias 29,17-24 Os olhos dos cegos se abrirão.
Mt 9,27-31 = Jesus cura dois cegos.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
27 Partindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, gritando: Filho de Davi, tem piedade de nós!
28 Jesus entrou numa casa e os cegos aproximaram-se dele. Disse-lhes: Credes que eu posso fazer isso? Sim, Senhor, responderam eles.
29 Então ele tocou-lhes nos olhos, dizendo: Seja-vos feito segundo vossa fé.
30 No mesmo instante, os seus olhos se abriram. Recomendou-lhes Jesus em tom severo: Vede que ninguém o saiba.
31 Mas apenas haviam saído, espalharam a sua fama por toda a região.
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
A vinda do Jesus-Messias é uma luz que destrói a escuridão do pecado e do egoísmo.
Dois cegos gritam, pedem a misericórdia de Jesus. Jesus quer estimular a fé, pergunta para despertar mais a fé deles. Depois cumpre o gesto de toca-los, para que sintam mais a ação humana e divina sobre sua pessoa então Jesus ordena “Seja-vos feito segundo vossa fé” e os olhos se abrem.
Então para evitar ser trocado por um curandeiro adverte para não espalharem a notícia. Ele não veio só curar o corpo, mas veio especialmente curar a alma. Ele veio convidar à fé, à conversão. As graças de cura que ele dá, são uma pequena amostra da vida eterna, que será alcançada na ressurreição.
Como Jesus cura o cego no Evangelho de hoje, ele também nos libertará de nossa “cegueira” na proporção de nossa fé.
Todos somos cegos, e Jesus nos ilumina. Mas, devemos pedir, gritar, sem pensar que temos direito. Jesus vem para libertar-nos de nossa “cegueira”, consequência de nosso orgulho, e de toda forma de pecado que nos impede de conhecer Deus e as necessidades de nossos irmãos.
Estamos ainda cegos se neste Advento pensamos no almoço de Natal e não pensamos em Missa de Natal, em pessoas necessitadas, em purificação de nossas falhas.
3º ORAR. Dialogar com Deus
Jesus, tem piedade de nós. Reconheço e agradeço todas as graças que até agora recebi. E agora te peço a graça mais importante que é a fé para ver Deus presente em minha vida, ver as coisas como Deus as vê, e ter a luz para ver a vontade de Deus que devo fazer hoje.
4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
Nesta Sexta f 1ºAdvento a primeira leitura da Missa: Is 29,17-24: Nos tempos do Messias os olhos dos cegos verão.
O profeta Isaias promete que o Messias vai socorrer os pobres, abrir os olhos aos cegos para que possam participar dos bens de Deus.
Quem não sabe ver as obras de Deus é espiritualmente cego. Jesus-Messias é uma luz que destrói a escuridão do pecado e do egoísmo. Por isso cura os cegos, e ilumina a alma pela fé. É necessário bendizer a Deus por todo bem que ele faz.
17 Acaso, dentro de mui pouco tempo, não será o Líbano convertido em vergel, e o vergel não passará por floresta?*
18 Naquele tempo os surdos ouvirão as palavras de um livro; e, livres da obscuridade e das trevas, os olhos dos cegos verão.*
19 Os humildes encontrarão cada vez mais ventura no Senhor e os homens mais pobres, graças ao Santo de Israel, estarão jubilosos.
20 Pois não haverá mais tiranos, já terá desaparecido o cético, e todos os que planejavam o mal serão exterminados;
21 os que, por uma palavra, acusam os outros; os que, à porta, procuram enganar o juiz e por um nada fazem o inocente perder sua causa.*
22 Por isso eis o que disse o Senhor, o Deus da casa de Jacó, que resgatou Abraão: Daqui em diante Jacó não será mais confundido, e seu rosto não mais empalidecerá,
23 porque, quando virem nele minha obra, bendirão o meu nome. Glorificarão o Santo de Jacó e temerão o Deus de Israel.
24 Os espíritos desencaminhados aprenderão sabedoria, e os que murmuravam receberão instrução.