28-11
Domingo Advento 1ºC =
Lc 21,25-36 = Esperai o Senhor. Vigiai e orai, a fim de que vos apresentar de pé diante do Filho do Homem.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
25 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas.
26 Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas.
27 Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade.
28 Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação.
34 Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso.
35 Como um laço cairá sobre aqueles que habitam a face de toda a terra.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
No tempo de ADVENTO a Igreja nos prepara para acolher Jesus, o Messias prometido pelos Profetas da Antiga Aliança. Ele vem fazer a Nova Aliança. Portanto no Advento celebramos a Encarnação de Jesus que se fez nosso irmão para assumir e salvar a humanidade pecadora e nos evangelhos meditamos como Deus preparou Maria e José e o casal Ana e Zacarias e seu povo para acolher o Messias.
No Advento celebramos a Vinda de Jesus no coração de cada discípulo que fica vigiando e orando para viver o Reino de Deus. Nas perturbações da vida presente aprendemos a aguardar a vinda do Filho do Homem. Para acolher bem Jesus Salvador é importante rever nosso modo de viver: tirar o que torna pesada nossa existência e nos distrai do que é mais importante.
Haverá sinais, na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações. Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra.
Hoje estamos vivendo tempos de crise climática, de guerras que provocam migração, tempos de pandemia, de desemprego e fome para milhões de pessoas. Tempos de graves injustiças em que ricos ficam cada vez mais ricos às custas dos fracos que ficam cada vez mais pobres.
Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação.
Vigiar orando para acolher a graça de Deus que vem em cada momento em que ele se manifesta. Vigiar e não se deixar iludir pela mentalidade de prosperidade às custas dos outros. Em oração escutar a voz de Deus que nos chama para sermos solidários com os que sofrem.
VIGIAR E ORAR: Quem é discípulo de Jesus tem esperança, e não se deixa abalar pelo medo, mas fica alegre, de cabeça erguida, porque Jesus vem libertar de todo mal.
É necessário ficar em oração preparados para estes acontecimentos: saber renunciar às seduções para manter-nos livres de apego ao nosso conforto e prontos para o encontro com o Senhor.
Hoje no Advento nos preparamos para a Vinda gloriosa de Jesus no fim dos tempos quando virá para fazer seus discípulos participar da glória que ele recebe do Pai. Jesus na encarnação se apresentou em nossa fraqueza mortal, mas no final dos tempos voltará com todo o poder divino para fazer a criação participar de sua glória.
ORAR: Deus escuta não as palavras, mas o desejo do coração.
Jesus, neste Advento quero organizar minha vida na esperança de sua vinda gloriosa: ficar com o coração ligado à vontade de Deus e desligado da atração das coisas passageiras. Quero vigiar na oração, para que Deus me dê a graça necessária para vencer a tentação e ficar em pé, sem medo de ir ao seu encontro glorioso.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
Oração final:
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,
e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.
Por todos os séculos dos séculos. Amém.