Santa Teresa Benedita da (Edith Stein) Cruz virgem e mártir

A mais prolífera autora e doutora da igreja, Edith Stein, ou conhecida também como Santa Tereza Benedita da cruz, foi uma carmelita nascida na Polônia nascida em 9 de Agosto de 1891.

Cedo, órfã de pai, nasceu em meio a uma família judia, e que apesar da fé de sua mãe, a mesma ainda jovem perdeu a fé em Deus. Começou a estudar na faculdade de Breslávia em 1911, onde estudava alemão e história, mas sua busca sempre foi pela verdade, por isso aspirava pela filosofia. Sua conversão se deu após uma crise em sua alma, no ano de 1921, enquanto estava com uma amiga já convertida, onde leu a biografia de Santa Tereza D’Avila, o que lhe proporcionou a tão buscada paz que seu intimo almejava.

Por sua posição filosófica e teológica sempre presente, através da igreja e de Edmund Husserl, onde a mesma escrevia periódicos filosóficos em sua revista, ela atacava a “falta de empatia humana”, foi perseguida e condenada a perecer no campo de concentração de e Auschwitz-Birkenau, presa pela Gestapo como uma judia, e envenenada por gás em 1942, aos 50 anos. Sua beatificação se deu no ano de 1987, no dia primeiro de Maio, no pontificado de São João Paulo II.

Rafael H. Santos

Leave a comment