A ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Em 1º de novembro de 1959, o Papa Pio XII declarou a Assunção de Maria um dogma da Igreja. A declaração de um dogma demonstra a importância de um assunto para a vida dos cristãos, que mais do que o conhecimento intelectual, um dogma deve despertar uma postura de vida daqueles que creem e são fiéis à fé católica.

O dogma da Assunção Mariana declara que Nossa Senhora foi elevada à glória dos céus de corpo e alma. Os teólogos ainda discutem o assunto sobre a forma como se deu o fim da vida aqui na Terra da Mãe de Jesus. Porém, o que realmente importa, é que Nossa Senhora não sofreu a corrupção da carne, pois nela não há pecado nenhum. Portanto, Maria está em corpo e alma no céu.

Por esse dogma, acreditamos que a presença maternal de Maria no céu pode realizar em nossas vidas a força da sua poderosa intercessão. Podemos pedir a ela as graças que necessitamos, que ela, com seu coração humano e glorioso, nos ouve e pede a Jesus por nós. E sabemos de sua influência amorosa na vida de Jesus como uma grande intercessora porque a cena das Bodas de Caná nos revelam isso.

A Assunção de Nossa Senhora nos mostra também que é Deus quem realmente reconhece quem somos e como o servimos. O fato de Maria ter sido elevada aos céus nos demonstra que Deus deu a ela todo o reconhecimento de ter sido fiel ao seu chamado e realizado a sua santa vontade em todo o tempo. Ele recebeu o prêmio da fé.

Esse dogma ainda nos ajuda a refletir sobre o valor verdadeiro do nosso corpo e da nossa alma. No mundo falta muito equilíbrio nesses aspectos, pois ou há super valorização, ou há um total desprezo. Nosso corpo é Templo do Espírito Santo, dom de Deus e merece nosso cuidado, mas não é o nosso último fim. Nossa alma é eterna e precisa ser cultivada e deve estar em comunhão em Deus sempre. Maria nos ensina esse equilíbrio com nosso corpo e nossa alma, Ensina que Deus nos dá o que precisamos e o que merecemos no tempo certo e oportuno. E nos ensina que temos uma Mãe no Céu com um coração humano pronto a atender nossas necessidades.

Podemos reconhecer, nós também, a grandeza de Maria Assunta ao Céu. Podemos tê-la como nosso melhor modelo de confiança em Deus e nos seus planos para cada um de nós. Podemos contar com sua intercessão em todos os momentos de nossa vida.

Por isso rezamos, Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!

Angela Cecilia Souza Gomes

Leave a comment