LEITURA ORANTE – 11/10/2021

28 Comum Segunda

Lc 11,29-32

O “sinal” de Jonas.

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

29 Afluía o povo e ele continuou: Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas. 30 Pois, como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem o será para esta geração. 31 A rainha do meio-dia levantar-se-á no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque ela veio dos confins da terra ouvir a sabedoria de Salomão! Ora, aqui está quem é mais que Salomão. 32 Os ninivitas levantar-se-ão no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque fizeram penitência com a pregação de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas.

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Jesus realizou muitos sinais que mostram sua missão de Messias Salvador. A geração contemporânea de Jesus é malvada por sua incredulidade. Eles não têm a humildade necessária para aceita-lo como enviado de Deus: Reclamam sinais, mas recusam os que lhes são dados. Os judeus pedem um sinal maravilhoso por orgulho, e não por vontade de se converter. Jesus será “sinal” especialmente quando, após ficar três dias no ventre da terra, ressurgirá.

A rainha de Saba era pagã, fez uma longuíssima viagem para ouvir o sábio Salomão. No dia do julgamento a rainha de Saba e os pagãos acusarão os judeus que rejeitaram Jesus, que é maior que o sábio Salomão. Nínive era cidade violenta, pecadora. Jonas pregou a conversão ao povo. O profeta Jonas foi sinal para os ninivitas, que se arrependeram, e a cidade foi poupada.

A fé em Jesus ressuscitado ilumina nossa existência e nos fortifica nas dificuldades porque nos mostra a glória para a qual Deus nos criou.

Ninguém pode impor condições para dizer a Deus como ele deve se manifestar. Deus não quer forçar a vontade humana: O amor é gratuito, não forçado. Não é um sinal maravilhoso que leva os homens à conversão, e sim a adesão à Nova Aliança que Deus realiza por meio de Jesus. Quem procura milagres e coisas extraordinárias é movido por curiosidade, por orgulho e ganância, mas dificilmente tomará uma decisão que exige mudança de vida.

É necessário acostumar-se a ver os acontecimentos da vida com o olhar da fé, e contemplar as vezes em que Deus manifestou que está conosco. O maior sinal do amor de Jesus por nós é a Eucaristia. Então é bonito louvar e agradecer.

Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

Jesus, você chorou sobre Jerusalém, a sua cidade, que recusou converter-se ao evangelho. Você mesmo disse que o maior sinal do amor de Deus é você levantado na cruz e ressuscitado no terceiro dia. Dá-nos um coração humilde que acolhe Deus do jeito que ele se manifesta, sem exigir sinais extraordinários, dá-nos um coração fiel para perseverar na conversão. Dá-nos sabedoria para ver os sinais de sua presença no meio de nós.

Contemplação:  perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.

Oração final:

Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.

Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.

Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.

Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.

Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me, e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.

Por todos os séculos dos séculos. Amém.

Pe. Giovanni Pontarolo

Leave a comment