Domingo 33º B =
Mc 13,24-32
O Filho do homem voltará com grande poder e glória.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
24 Naqueles dias, depois dessa tribulação, o sol se escurecerá, a lua não dará o seu resplendor; 25 cairão os astros do céu e as forças que estão no céu serão abaladas. 26 Então verão o Filho do homem voltar sobre as nuvens com grande poder e glória. 27 Ele enviará os anjos, e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, desde a extremidade da terra até a extremidade do céu. 28 Compreendei por uma comparação tirada da figueira. Quando os seus ramos vão ficando tenros e brotam as folhas, sabeis que está perto o verão. 29 Assim também quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o Filho do homem está próximo, às portas. 30 Em verdade vos digo: não passará esta geração sem que tudo isto aconteça. 31 Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. 32 A respeito, porém, daquele dia ou daquela hora, ninguém o sabe, nem os anjos do céu nem mesmo o Filho, mas somente o Pai.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Em todo coração há um desejo, um sofrimento, uma esperança. Desejamos saber qual é a finalidade de nossa vida, qual é a finalidade deste mundo.
A Palavra de Jesus nos revela a direção final da história. Conhecendo a meta final, podemos orientar nosso caminho, no meio das dificuldades e confusão em que nos encontremos.
Todo sofrimento, todo desastre … é sinal que este mundo não vai continuar assim como está, porque está se deteriorando. Do jeito que está agora, este mundo não é perfeito, é transitório. Este mundo terá um fim, e haverá um julgamento, uma purificação.
O mundo definitivo é aquele de Jesus em sua glória: será purificado, perfeito, eterno. Para os eleitos todas as perturbações são sinal não de perigo, mas de esperança, porque tudo passa, e só o Reino fica. Devemos confiar na palavra de Jesus, e esperar novo céu e nova terra. Agora, o discípulo deve continuar na missão de Jesus sem desanimar ou acomodar-se. O mundo novo de Jesus já começou e com certeza vai completando-se até a manifestação final. Agora, o discípulo deve continuar a missão de Jesus sem desanimar ou acomodar-se. O mundo novo de Jesus já começou pela ressurreição de Jesus, e com certeza vai completando-se até a manifestação final. Jesus virá e nos fará participar de sua glória.
O importante não é saber quando o Filho do Homem voltará sobre as nuvens do céu, mas como esperar esta realidade? Devemos vigiar e orar, ficar de prontidão, prestar atenção às coisas que acontecem, perseverar e superar a cruz na certeza da ressurreição. Todo sofrimento é necessário, mas é passageiro, e serve para provar e purificar os eleitos, para que sua escolha para Deus seja pura, firme, desinteressada. Tentados pelo demônio, devemos fazer como Jesus que venceu a tentação e obedeceu ao Pai. Neste tempo Deus tem paciência. Ele nos dá tempo até a hora de nossa morte. Às vezes erramos, ele espera nossa conversão. Agora Jesus está interessado não em julgar e condenar, porque ele ajuda a se converter, escolher o bem, ajuda com sua graça, sua luz, sua alegria…
Sempre houve curiosidade para saber qual será o fim deste mundo. Perguntaram também para Jesus, mas ele respondeu que isso depende só do amor do Pai do céu. Não devemos dar ouvido aos falsos profetas que ensinam coisas estranhas proclamando o fim do mundo e que Jesus já está chegando.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Jesus, O que aconteceu com você é o que está acontecendo conosco. Você viveu fazendo o bem, enfrentou os sofrimentos desta vida, morreu e ressuscitou. O mundo novo já começou quando você ressuscitou. Vivemos esperando sua volta. Ajuda-nos a entender que todo sofrimento é transitório, e a felicidade com você será eterna.
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.
Vamos rezar a Oração para o Sínodo:
Agora é importante “caminhar juntos”, conversando e escutando o coração de cada um, e o que o Espírito lhe inspira para fazer o bem.
Pe. Giovanni Pontarolo